Prestar serviço com qualidade e eficiência é uma forma de se destacar e obter sucesso, principalmente no ramo de logística.
No contexto atual, os clientes estão cada vez mais exigentes e, para melhor atendê-los, é muito importante estar alinhado às tendências no setor, que estão sempre em mudança.
Neste post apresentamos as principais tendências do mercado de logística e transporte para ajudar a sua empresa a se tornar referência do setor, no quesito inovação.
Tendências do mercado de logística e transporte
Tão importante quanto compreender o cenário macroeconômico que está se desenhando para este ano, em que o foco está na redução de custos e na otimização de resultados, é analisar algumas das tendências globais relacionadas ao consumo e aos novos hábitos do consumidor 4.0.
Internet das Coisas (IoT)
A Internet das Coisas, ou IoT, é a conexão entre aparelhos e sensores inteligentes numa rede única.
Ela possibilita a troca de informação diretamente entre equipamentos e sistemas operacionais.
Assim a IoT otimiza processos que antes dependiam do intermédio humano para serem realizados.
Segurança da Informação
Com o rápido crescimento da IoT, em função do aumento do número de dispositivos conectados à rede, está prevista maior incidência de falhas com equipamentos ligados a internet para este ano.
A consequência disso deve ser o aumento no investimento em segurança para solucionar os desafios que vão aparecer.
Inteligência Artificial
Maior precisão no gerenciamento integrado das informações e nas análises de resultados para tomadas de decisões estratégicas.
Tudo isso será possibilitado pela inserção ainda maior de ferramentas de análise e segurança de dados (Analytics), que tendem a colocar as informações no centro dos processos de logística, ajudando a reduzir os custos e aumentando a eficiência operacional.
Entrega Antecipada
Entregar o produto com o menor tempo possível é uma das tendências mais fortes para este ano.
O Same Day Delivery, traduzido para o português “entrega no mesmo dia”, ainda é um desafio para a grande maioria das empresas no Brasil, por conta da distância entre o estoque e a localidade final do cliente.
Mais do que nunca, será necessário que as soluções em armazenagem sejam escolhidas de maneira muito estratégica pelas empresas, visando a aproximação com o endereço de entrega do comprador.
Agilidade no Rastreio
O setor de transporte e logística será muito impactado pelo grau de exigência e concorrência cada vez maior, principalmente em relação às entregas.
O consumidor 4.0 também espera mais transparência e informação.
Por meio de GPS instalados nos veículos de entrega, aplicativos e outros dispositivos, o rastreamento das entregas tem sido cada vez mais preciso.
Agora, a tendência é que o consumidor final tenha cada vez mais acesso a estas informações.
Dispositivos Autônomos
A expansão do uso dos dispositivos autônomos é uma das tendências para se ficar de olho.
Trata-se de máquinas independentes, programadas para executar tarefas sem a presença de humanos.
Atualmente, já existem algumas tecnologias com esse propósito, como a dos caminhões autônomos, que vem provando ser mais econômica e segura, com impacto menor ao meio ambiente.
Outra opção é a entrega via drone, como grandes empresas estão fazendo atualmente, vide a Amazon nos EUA com serviço de delivery rápido por drone.
Ainda que muito restrita pela limitação de tamanho, peso e localização, a utilização dos drones pode otimizar entregas menores ou até processos internos da empresa, como o envio de documentação.
Mesmo que distante da realidade brasileira, são tecnologias que merecem atenção de quem quer pensar sua logística para o futuro.
A Picorelli Transportes está sempre de olho nas tendências do mercado de logística, com intuito de promover uma evolução nas soluções de transporte do seu negócio.
Solicite uma cotação online com segurança, agilidade e comodidade.