Notícia

Acondicionamento de mercadorias: como preparar a sua carga para o transporte?

Quando falamos em transporte de cargas, uma das situações que ninguém quer passar é receber uma mercadoria com a embalagem danificada, podendo ter comprometido a integridade do produto.

 

Além disso, dependendo do tamanho e do peso do material, se não estiver devidamente embalado e acomodado, aumentam-se as chances de avarias no produto, bem como eleva a probabilidade de ocorrer acidentes, colocando em risco as pessoas envolvidas no processo.

 

Visando evitar esse tipo de situação, é importante saber como acondicionar corretamente a sua mercadoria para o transporte. Isso irá ajudar a minimizar as chances de problemas e acidentes envolvendo as cargas e as pessoas que irão manuseá-las .

 

Você sabia que além do transportador, o embarcador também é responsável pela segurança e integridade da carga?

 

Então, para evitar problemas no transporte, iremos dar algumas dicas de como acondicionar a sua carga adequadamente, para que seu cliente receba a carga do jeitinho que você enviou!

 

Banner-topo-funil-mind-map

 

O que é acondicionamento de mercadorias?

O acondicionamento nada mais é do que a forma com que a carga será embalada e acomodada para o transporte. Atualmente existem diversos materiais que auxiliam na proteção e transporte de mercadorias.

 

Os principais são:

 

  • Caixa de Papelão;
  • Filme Stretch;
  • Plástico bolha;
  • Paletes;
  • Berços de madeira

 

A principal finalidade desses é gerar camadas extras de proteção e formas para que a mercadoria fique presa, evitando movimentar-se dentro do veículo, diminuindo o contato com outras cargas, mas, caso haja alguma movimentação ou contato, fique segura e firme por sua embalagem.

 

Acondicionamento de mercadorias: quando utilizar cada embalagem?

A embalagem e acondicionamento varia de acordo com cada produto, e, em muitos casos, são utilizadas em conjunto para um melhor resultado.

Caixa de Papelão

 

As caixas de papelão são, de longe, as mais utilizadas no acondicionamento de mercadorias.

 

Possui diversos tamanhos, inclusive, com tamanho e cores personalizáveis.

 

Essa embalagem pode ser utilizada para as mais variadas mercadorias, sendo capaz de suportar diversos produtos em uma única caixa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Porém, é importante que o seu material seja resistente e de boa qualidade, para que suporte receber peso e não amasse com facilidade.

 

Neste ponto, é importante ressaltar que é aconselhável se informar com o fornecedor da embalagem qual é a capacidade de empilhamento que ela irá suportar de acordo com o peso que cada uma irá possuir.

 

Essa informação deverá ficar visível, para que o transportador tenha a ciência de quantas caixas ele poderá sobrepor sem causar danos. Além disso, o tamanho deve ser escolhido com atenção.

 

Caso os produtos acondicionados dentro da caixa fiquem com muito espaço livre, permitirá com que o conteúdo fique solto e se movimentado durante o transporte, aumentando as chances de avariar o mesmo.

 

Porém, caso não haja outra forma de acondicionamento, aconselha-se a preencher os espaços livres com plástico bolha ou então papel amassado.

 

Isso fará com que o material fique firme dentro da caixa, diminuindo o espaço para movimentação.

Plástico Bolha

 

O plástico bolha é grande conhecido por todos nós e tem papel fundamental no auxílio da integridade do produto.

 

Normalmente ele não é usado sozinho, como embalagem final. Porém, ele é uma camada protetora muito importante, normalmente utilizada em conjunto com as caixas.

 

Este material é muito utilizado para envolver produtos consideráveis frágeis, como eletrônicos, porcelanas e etc. Sua principal função é absorver impactos e evitar danos à mercadoria.

Filme Stretch

 

Assim como o plástico bolha, o Filme Stretch normalmente não é utilizado como embalagem final, mas prioritariamente para auxiliar para que as caixas, sacarias e demais produtos fiquem afixados e criando uma camada extra de proteção.

 

O Filme Stretch é um plástico que se adere às superfícies.

 

Conhece aquele plástico filme, que por muitas vezes utilizamos em nossas casas, ou aqueles que usamos para envolver malas em viagens de avião?

 

O filme Stretch muitas vezes é confundido com eles.

 

Essa é apenas uma semelhança visual, pois o Stretch, além de ser produzido e utilizado de formas completamente diferentes, é muito mais resistente.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele é a melhor opção para realizar a paletização das mercadorias, pois é possível envolver diversas caixas (e outros tipos de embalagens) empilhadas, deixando-as firmes e presas ao pallet.

 

Como o material envolve todo o produto ou embalagem primária, ele é um grande protetor contra poeiras, resíduos além de contribuir contra a violação dos produtos.

 

Uma vez que ele mantém tudo afixado, só é possível acessá-los após a retirada completa do filme.

 

Banner-topo-funil-ebook