Frete e transporte de pequenas cargas: vale a pena pagar?

03/ 04/ 2020

A gestão de frete e transporte de pequenas cargas tem sido um problema para sua empresa?

Talvez seja o momento de contratar uma transportadora para executar esse serviço para você.

É claro que escolher uma empresa parceira  para te ajudar neste período pode se tornar uma tarefa complexa, já que você precisará se atentar a diversos aspectos para tomar a decisão certa.

Ainda mais em um país como o Brasil, que possui diversas empresas atuando neste segmento, encontrar a que mais se adequa às suas necessidades pode exigir muita atenção e pesquisa.

Pensando nisso, preparamos esse post para te auxiliar a encontrar as melhores soluções para gerir o serviço de fretes da sua empresa.

Acompanhe!

Frete e transporte de pequenas cargas: vale a pena pagar por isso?

É bem provável que durante o processo que te trouxe até aqui, você deve ter se questionado sobre se é válido ou não contratar uma empresa para cuidar do frete e transporte de pequenas cargas do seu negócio.

Vamos ser diretos com você: com certeza!

Atualmente existem opções informais que estão realizando esse serviço por aí.

Provavelmente você vai encontrá-las com preços mais baixos e atrativos.

No entanto, você já ouviu aquela história de que ‘o barato sai caro’, né?

E é justamente o que pode acontecer. Decidir por essa modalidade pode gerar transtornos.

Muitas são as preocupações com empresas e profissionais informais, por exemplo:

  • Em geral não possuem seguro;
  • Não são profissionais treinados e capacitados;
  • Não possuem gerenciamento de risco;
  • Não realizam rastreamento de suas cargas;
  • Não possuem documentos e muitas vezes sequer a habilitação legal para exercer a atividade.

Só o que listamos já é o suficiente para evitar este tipo de solução.

No entanto, ao contratar uma transportadora de confiança, que possui experiência no assunto, você estará tendo acesso a:

  • Transporte com as devidas documentações;
  • Segurança;
  • Agilidade e velocidade nas entregas
  • Rastreabilidade;
  • Mais confiança nos seus serviços.

Está vendo a diferença?

Mas qual é a solução ideal para minha empresa?

Quando o assunto é transporte de cargas, sobretudo, de cargas pequenas, o frete fracionado surge como uma das modalidades de entrega que mais tem se destacado nos últimos anos. 

Esse modelo é compatível com empresas de todos os portes, inclusive, possibilita que os negócios aumentem suas vendas e entreguem as encomendas com rapidez e segurança. 

Para que você compreenda como essa modalidade funciona, podemos dizer que o frete fracionado acontece quando diversas empresas compartilham o mesmo veículo para enviar suas mercadorias.

Nesse caso, os custos do frete também são divididos entre elas, deixando a operação bem mais em conta.

Portanto, se você tem uma loja de roupas e um de seus clientes faz um pedido de apenas uma camisa, o frete fracionado será a modalidade de entrega com melhor custo-benefício.

Além do fato de que a transportadora cuidará de todo o processo até a chegada da mercadoria ao destino final, o que já facilita muito o seu trabalho, o fracionamento também traz outras vantagens, como:

  • Segurança nos processos de transporte;
  • Prazo de entrega;
  • Otimização do estoque da empresa.

Mas como o transporte de uma carga pequena é calculado nessa modalidade?

Algumas variáveis precisam ser levadas em conta na hora de calcular o valor do frete e transporte de pequenas cargas.

São elas:

Distância a ser percorrida

A distância percorrida pelo produto até chegar nas mãos do comprador é um dos primeiros requisitos na hora de precificar o frete e transporte de pequenas cargas.

Por exemplo, se você instruiu a transportadora a retirar uma encomenda na cidade de Petrópolis e quer encaminhar para Contagem, pagará uma determinada quantia. 

Caso você mude o destino do produto e selecione, por exemplo, Porto Alegre, é bem provável que o valor do frete será maior.

Dessa forma, quanto maior a distância a ser percorrida, maior o valor do frete.

Peso da mercadoria e dimensão

O peso do produto é outro fator que influencia no custo do frete, afinal, esse item afeta diretamente a quantidade de carga que poderá ser transportada em uma única viagem, assim como o espaço que ela ocupa. 

Por exemplo, um pacote de algodão é extremamente leve, porém ocupa um grande espaço.

Resumindo, pacotes mais pesados ou volumosos têm um valor de frete superior aos mais leves e pequenos.

Valor do produto

O valor do produto transportado também pode influenciar o custo final do frete e transporte de pequenas cargas.

Isso acontece porque a maioria das empresas cobra uma porcentagem sobre o valor da nota fiscal, que é conhecida como taxa de gerenciamento de riscos.

Um produto de valor elevado, por exemplo, necessitará de maiores cuidados e estratégias de prevenção para impedir avarias e extravios.

Dessa forma, cargas com alto valor costumam ter um frete mais caro do que produtos simples e mais baratos.

Prazo de entrega

O prazo de entrega combinado antes do seu cliente fechar a compra também será levado em conta na hora de calcular o valor do frete.

Quanto maior a urgência em se entregar determinada mercadoria, haverá aumento no valor do frete, pois será necessária uma logística que a priorize em relação aos demais pacotes.

Custo da operação

Garantir o funcionamento perfeito do transporte fracionado de cargas exige esforço e investimento por parte das transportadoras.

Esses valores são embutidos no valor do frete. No entanto, é importante lembrar que trata-se de uma taxa que visa melhorar o serviço de transporte prestado e, portanto, é revertido em benefícios para sua empresa.

Mais taxas

Além dos custos citados acima, existem outras taxas que são embutidas no valor final do frete fracionado, como pedágios e seguro de mercadorias.

Enquanto que o seguro, apesar de ser um valor a mais, é um grande benefício à empresa, já que confere ainda mais segurança à carga.

O mais importante é lembrar que todos esses custos elencados acima serão repartidos entre as empresas conforme a utilização de espaço no compartimento do veículo de transporte.

Viu só como é essencial investir em uma transportadora de confiança para te ajudar a gerir o frete e transporte de pequenas cargas?

Que tal aproveitar que você chegou até aqui e obter ajuda de uma das empresas que mais entende do assunto no país?

Peça um orçamento personalizado para nossa equipe!  Estamos preparados para atuar em conjunto com o seu negócio e, juntos, alcançarmos resultados ainda mais expressivos!

Leia Também


Serviços on-line Picorelli: conheça quais são e os benefícios

A tecnologia mudou a vida de todos. Antes, havia a necessidade de sair de casa para contratar algum serviço específico. Agora, com a internet, conseguimos flexibilidade e autonomia para negociar de qualquer lugar, além, claro, ganhar tempo.

A Picorelli Transportes também é digital e proporciona tudo isso! Nossos serviços on-line servem para facilitar a vida dos nossos clientes, oferecendo opções importantes de rápido acesso. Confira!

Rastreamento on-line

O rastreamento on-line e o monitoramento de cargas compartilham a localização da carga e, com isso, possibilitam o acompanhamento de sua entrega em tempo real.

Coleta on-line

Facilitamos o agendamento da sua coleta. Na data e no horário agendados, a mercadoria deve estar disponível, a fim de garantirmos um processo com maior rapidez e comodidade.

Cotação on-line

Disponibilizamos um formulário para você preencher com tudo sobre a sua entrega (percurso, dados da empresa e informação da carga) e receber a cotação de preços no seu e-mail.

É fácil, prático e está na palma da mão. Clique aqui para saber mais e surpreenda-se com a alta qualidade, agilidade e segurança da Picorelli Transportes. Conte conosco!

Você sabe o que é e qual é a importância do DACTE?

No setor do transporte, para o sucesso de uma operação, estar com documentos fiscais atualizados e organizados é essencial. Nesse cenário, entra o DACTE, sigla para Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico. Você sabe como e por que ele é exigido nas estradas brasileiras?

Esse é o assunto da nossa conversa por aqui. Vamos explicar o papel do documento e como a Picorelli Transportes atua para não só cumprir as regulamentações, mas também aprimorar os serviços a cada jornada.

O papel do DACTE

Existe um documento eletrônico, chamado CT-e, que toda empresa de transporte precisa emitir. Ele tem como principal objetivo registrar a prestação do serviço. Porém o CT-e é um registro digital, sempre emitido e armazenado eletronicamente.

Portanto, para acompanhar a carga, é enviado um documento impresso: nosso Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico, o DACTE. Ele é uma representação física e simplificada do CT-e, que facilita a consulta do documento por meio de código de barras.

Consequentemente, o DACTE tem um papel muito importante no transporte de cargas e facilita o trabalho da transportadora e do agente fiscalizador. Assim, de maneira resumida, podemos apontar três finalidades essenciais:

  • Carrega a chave de acesso para consulta ao CT-e;
  • Acompanha a mercadoria transportada e fornece informações básicas sobre o transporte, como o emitente, o destinatário e o valor da carga;
  • Auxilia a escrituração da atividade de transporte.

O que o documento precisa ter?

O DACTE é impresso pelos contribuintes emitentes de CT-e. As responsáveis, então, são as próprias transportadoras que devem emiti-lo e entregá-lo ao encarregado pelo transporte. A impressão deve ocorrer, inclusive, antes do início da prestação do serviço. Afinal, o documento deve acompanhar a carga durante toda a viagem.

Nele, uma lista de itens precisa estar disponível para cumprir o papel de:

  1. Disponibilizar a chave numérica com 44 posições para consulta das informações do Conhecimento de Transporte Eletrônico;
  2. Relacionar a mercadoria em trânsito, fornecendo informações básicas sobre a prestação em curso;
  3. Ajudar na escrituração das operações documentadas por CT-e.

Gostou do conteúdo? Em nosso blog, você acompanha outras notícias do setor e diversas temáticas sobre nossa atuação. Clique aqui para saber mais.

Dia do Meio Ambiente: boas práticas no transporte de cargas

Promover a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental tem se tornado cada vez mais essencial. As mudanças climáticas têm provocado grandes impactos, e toda a sociedade deve agir para contribuir com o futuro do planeta. E, no setor de transporte de cargas, a Picorelli tem feito a sua parte!

Aproveitamos as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho, para reforçarmos a importância do desenvolvimento sustentável.

O surgimento do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, em Estocolmo.

A Conferência de Estocolmo, como ficou conhecida, deu início a uma nova forma de enxergar as questões ambientais, além de estabelecer diretrizes para a política ambiental em todo o mundo.

As ações que fazem a diferença no meio ambiente

Diminuir os impactos ambientais em nosso planeta exige mais do que planos, mas práticas concretas que ajudem na sua preservação.

Conter a poluição atmosférica, otimizar os recursos naturais e promover a eficiência energética são algumas das ações essenciais para chegarmos mais longe na missão de criarmos um mundo mais sustentável.

E aqui, na Picorelli Transportes, assumimos o compromisso de realizar serviços de transporte de cargas com qualidade e responsabilidade ambiental.

Picorelli: referência em boas práticas ambientais

Na Picorelli, temos como ponto fundamental de nossos negócios o alinhamento entre a tecnologia, a segurança e o meio ambiente.

Somos especializados em serviços com cargas fracionadas e lotação seca, tendo como princípio a qualidade e a eficiência. 

Por isso, temos nos destacado como uma das principais empresas sustentáveis do setor de transportes, contribuindo com a melhoria da qualidade do ar e com o uso racional de combustíveis.

Por meio dessas boas práticas, recebemos por quatro anos consecutivos a premiação na Categoria Ouro no Melhor Ar (2018, 2019, 2020 e 2021), organizada pela Federação de Empresas de Transporte de Cargas de Minas Gerais (Fetcemg), em parceria com o programa Despoluir, desenvolvido pela Confederação Nacional de Transporte (CNT).

E não paramos por aí! Seguimos nos desenvolvendo e trilhando o nosso caminho para transportar com ainda mais qualidade, tecnologia e sustentabilidade.

Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco!



2022 Picorelli Transportes. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Picorelli Transportes.