Como realizar entregas de mercadorias durante a pandemia do coronavírus?

19/ 05/ 2020

Como realizar entregas de mercadorias durante a pandemia com segurança? É provável que esse seja o principal desafio das empresas de transporte em tempos de isolamento social, em que o contato direto entre pessoas deve ser evitado.

Com a crescente no comércio eletrônico, que registrou, em março, aumento de 42,31% em relação ao mesmo período do ano passado, fica cada vez mais evidente que é importante encontrar medidas para lidar com o aumento da demanda, e ainda proteger funcionários, entregadores e os clientes que vão receber as mercadorias.

Então, o que fazer na hora da entrega? Quais precauções tomar para evitar a propagação do vírus? Continue a leitura para saber isso e muito mais.

Acompanhe!

Qual a situação do transporte rodoviário em meio à pandemia de Covid-19?

Em virtude da fácil disseminação do novo coronavírus, diversos estados e municípios adotaram a quarentena, visando limitar a circulação de pessoas. 

Com isso, alguns estabelecimentos comerciais tiveram de ser fechados, sendo permitida a abertura apenas para os considerados essenciais para a subsistência, como as atividades médicas e de segurança, por exemplo. 

No fim de março, o presidente Jair Bolsonaro incluiu, por meio do decreto federal nº 10.282, o serviço de transporte de carga na categoria de atividade essencial.

Até porque, o fato de estarem impossibilitadas de irem às ruas faz com que as pessoas recorram ao comércio eletrônico para comprar comida, roupas, eletrodomésticos, o que certamente está gerando um aumento massivo no número de entregas a serem feitas no país.

Diante da alta demanda oriunda, principalmente, do setor e-commerce, ​o modal rodoviário, que já é o mais utilizado no país​, se torna ainda mais essencial, para que o abastecimento de mercadorias, bem como o de insumos indispensáveis no período, como alimentos, remédios e materiais hospitalares, seja suprido.

No entanto, para continuar a​ trabalhar com segurança nas entregas de mercadoria durante a pandemia​, muitos cuidados são necessários para evitar o contágio e preservar a saúde dos profissionais que estão na linha de frente para garantir o abastecimento de toda população. 

Quais são os cuidados a serem seguidos durante o transporte das mercadorias?

As medidas mais eficazes para garantir que o transporte de mercadorias em meio à pandemia seja feito de forma segura são as mesmas para qualquer ação que visa conter o vírus. 

Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool 70% regularmente, evitar o contato físico e utilizar máscaras de proteção são fundamentais para evitar a contaminação. 

Além disso, caminhoneiros e transportadores devem seguir outras recomendações, como, por exemplo, desinfectar constantemente objetos e superfícies tocadas com frequências.

Outros cuidados recomendados são:

  • não cumprimente pessoas com apertos de mão, abraços ou beijos. Mantenha sempre um metro de distância;
  • cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue-o no lixo;
  • evite se apoiar ou tocar em lugares sem necessidade;
  • evite contato e não fique próximo de quem está tossindo;
  • higienize as mãos a cada 30 minutos ou sempre que tocar em algo;
  • sempre que der uma parada, lave bem as mãos com água e sabão. Esfregue bem entre os dedos e lave até os punhos;
  • após usar o banheiro, lave bem as mãos, use papel-toalha ou o cotovelo para tocar na maçaneta e abrir a porta;
  • higienize bem o volante, o câmbio, o freio de mão e o painel do caminhão;
  • se possível, utilize talheres e pratos descartáveis ou tenha seus próprios utensílios para fazer refeições na estrada;
  • nunca compartilhe suas toalhas, sejam elas de banho ou de rosto.

Como realizar entregas de mercadorias durante a pandemia do coronavírus?

Os órgãos sanitários já determinaram que o isolamento social é a maneira mais eficiente para combater o contágio. 

Pensando nisso, as empresas do setor de transporte estão ajustando a operação de entregas de mercadoria durante a pandemia, visando reduzir ao máximo o contato entre as pessoas.

Abaixo, listamos algumas práticas a serem adotadas pelos entregadores ao entregar um produto:

  • evite contato físico com o cliente;
  • mantenha, pelo menos, um metro de distância da outra pessoa;
  • evite levar a mão ao rosto entre uma entrega e outra.
  • sempre higienize as mãos antes e depois de realizar as entregas.
  • não compartilhe objetos pessoais. Oriente o cliente a assinar o recibo com a sua própria caneta;
  • lembre ao consumidor sobre a importância de limpar as embalagens antes de utilizar os produtos.

Gostou das dicas de entregas de mercadoria durante a pandemia? Veja como a Picorelli Transportes pode te ajudar neste momento. 

 

 

 

 

 

 

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Esse é o assunto da nossa conversa por aqui. Vamos explicar o papel do documento e como a Picorelli Transportes atua para não só cumprir as regulamentações, mas também aprimorar os serviços a cada jornada.

O papel do DACTE

Existe um documento eletrônico, chamado CT-e, que toda empresa de transporte precisa emitir. Ele tem como principal objetivo registrar a prestação do serviço. Porém o CT-e é um registro digital, sempre emitido e armazenado eletronicamente.

Portanto, para acompanhar a carga, é enviado um documento impresso: nosso Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico, o DACTE. Ele é uma representação física e simplificada do CT-e, que facilita a consulta do documento por meio de código de barras.

Consequentemente, o DACTE tem um papel muito importante no transporte de cargas e facilita o trabalho da transportadora e do agente fiscalizador. Assim, de maneira resumida, podemos apontar três finalidades essenciais:

  • Carrega a chave de acesso para consulta ao CT-e;
  • Acompanha a mercadoria transportada e fornece informações básicas sobre o transporte, como o emitente, o destinatário e o valor da carga;
  • Auxilia a escrituração da atividade de transporte.

O que o documento precisa ter?

O DACTE é impresso pelos contribuintes emitentes de CT-e. As responsáveis, então, são as próprias transportadoras que devem emiti-lo e entregá-lo ao encarregado pelo transporte. A impressão deve ocorrer, inclusive, antes do início da prestação do serviço. Afinal, o documento deve acompanhar a carga durante toda a viagem.

Nele, uma lista de itens precisa estar disponível para cumprir o papel de:

  1. Disponibilizar a chave numérica com 44 posições para consulta das informações do Conhecimento de Transporte Eletrônico;
  2. Relacionar a mercadoria em trânsito, fornecendo informações básicas sobre a prestação em curso;
  3. Ajudar na escrituração das operações documentadas por CT-e.

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