Prevenção ao coronavírus nas empresas: 1 guia para gestores

26/ 05/ 2020

Medidas de prevenção ao coronavírus nas empresas? Este é um assunto extremamente importante e que se faz necessário abordar nesse momento. 

Afinal, a chegada do coronavírus alterou a rotina de trabalho interna de trabalho de diversas companhias, que chegaram a adotar o home office e horários alternativos para limitar o trânsito nos escritórios.

No entanto, existem os casos em que o trabalho presencial é essencial, o que obriga as empresas a redobrar os cuidados e adotar regras para o contato, como uma distância mínima entre os funcionários, por exemplo.

Mas o que mais pode ser feito para evitar o avanço do coronavírus no ambiente de trabalho da sua empresa? Continue a leitura para descobrir!

Medidas de prevenção ao coronavírus nas empresas: o que fazer?

Como já dissemos, por mais que a maioria das companhias tenham adotado medidas de prevenção ao coronavírus nas empresas, como o trabalho remoto, certos tipos de atividades necessitam da presença humana.

É o caso do transporte de cargas, por exemplo, considerado uma atividade essencial e que necessita de pessoas para a sua execução.

Aqui na Picorelli nós temos trabalhado, sobretudo, de forma preventiva, orientando motoristas, caminhoneiros e todos os colaboradores, tanto no manuseio da carga, quanto na hora da entrega do produto.

Até porque, os órgãos de saúde já comprovaram que o ambiente de trabalho é um local com grande potencial de multiplicação do vírus, uma vez que as pessoas ficam juntas por horas, conversando umas com as outras e compartilhando documentos, equipamentos e outros materiais que podem alojar o vírus.

Diante desse cenário, fica cada vez mais evidente que as empresas precisam ter um plano para evitar que a doença se propague, com foco na orientação e disseminação das informações certas.

Então, quais medidas de prevenção ao coronavírus nas empresas adotar? Confira abaixo o guia para gestores que preparamos. 

1- Oriente seus colaboradores

A principal ação para prevenção ao coronavírus nas empresas ou em qualquer lugar é a higienização frequente das mãos, seja com água e sabão ou álcool 70%. 

Disponibilize dispensadores de álcool em gel ou desinfetante para as mãos no local de trabalho e certifique-se que eles estejam abastecidos.

É importante que os empregadores estimulem a adoção de hábitos saudáveis e de prevenção  por meio de campanhas internas, como folhetos informativos com as instruções para a lavagem correta das mãos, principalmente nos banheiros, além de reforçar a importância ter cuidados ao tossir e espirrar.

Além disso, é sempre importante reforçar e verificar se os funcionários estão trabalhando seguindos as distâncias mínimas de contato.

Equipes de medicina do trabalho e gestão de pessoas também devem estar capacitadas para orientar e tirar dúvidas dos funcionários.

2- Promova a higiene respiratória

Além de orientar sobre a necessidade de manter distância, ter cuidado ao tossir e espirrar e usar máscaras, é preciso disponibilizar também lenços descartáveis em diversos locais do ambiente de trabalho para o empregado assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus. 

Lixeiras com tampa precisam estar próximas aos colaboradores para jogar fora o papel adequadamente.

Cadeiras, mesas, telefones, teclados computadores e outros equipamentos precisam ser higienizados com pano e desinfetante regularmente.

3- Cuide de seus colaboradores

Funcionários com condições médicas que aumentam o risco de complicações da covid-19 merecem atenção especial. Portanto, é recomendável que eles sejam afastados ou façam trabalho remoto neste período.

Colaboradores que apresentarem os sintomas de COVID-19 devem ser orientados a procurar os serviços de saúde e não ir, em hipótese alguma, trabalhar, mesmo que seja sintomas leves.

Viagens nacionais e internacionais devem ser canceladas, Enquanto que aquelas consideradas essenciais devem passar por avaliação. Se possível, adie para outro momento ou busque uma solução digital para tratar este assunto.

Substitua reuniões físicas por videoconferências e flexibilize a escala de trabalho para evitar que os funcionários utilizem o transporte público em horário de pico.

4- Reduzir impactos

As empresas devem estudar sua operação para entender quais aspectos de sua atividade podem ser afetados pela epidemia e o que fazer para minimizar os efeitos. Por exemplo:

  • criar comitês de crise que dialoguem com todos os setores;
  • Identificar fornecedores alternativos para não interromper o funcionamento da empresa;
  • estar sempre monitorando a situação.

5- Planejar

As organizações devem traçar cenários possíveis e esboçar atitudes a serem adotadas, sempre pensando nas pessoas e na manutenção das suas operações.

Recomenda-se avaliar também as políticas para o eventual cancelamento das atividades fornecidas, como eventos e viagens programados para os próximos meses.

É importante ressaltar que qualquer atitude deve ser adotada com base nas recomendações das autoridades de saúde, mas é certo que se as ações sugeridas forem seguidos, funcionários e o negócio como um todo estará mais protegido.

Quais outras dicas de prevenção ao coronavírus nas empresas você gostaria de compartilhar conosco? Deixe um comentário.

Leia Também


Serviços on-line Picorelli: conheça quais são e os benefícios

A tecnologia mudou a vida de todos. Antes, havia a necessidade de sair de casa para contratar algum serviço específico. Agora, com a internet, conseguimos flexibilidade e autonomia para negociar de qualquer lugar, além, claro, ganhar tempo.

A Picorelli Transportes também é digital e proporciona tudo isso! Nossos serviços on-line servem para facilitar a vida dos nossos clientes, oferecendo opções importantes de rápido acesso. Confira!

Rastreamento on-line

O rastreamento on-line e o monitoramento de cargas compartilham a localização da carga e, com isso, possibilitam o acompanhamento de sua entrega em tempo real.

Coleta on-line

Facilitamos o agendamento da sua coleta. Na data e no horário agendados, a mercadoria deve estar disponível, a fim de garantirmos um processo com maior rapidez e comodidade.

Cotação on-line

Disponibilizamos um formulário para você preencher com tudo sobre a sua entrega (percurso, dados da empresa e informação da carga) e receber a cotação de preços no seu e-mail.

É fácil, prático e está na palma da mão. Clique aqui para saber mais e surpreenda-se com a alta qualidade, agilidade e segurança da Picorelli Transportes. Conte conosco!

Você sabe o que é e qual é a importância do DACTE?

No setor do transporte, para o sucesso de uma operação, estar com documentos fiscais atualizados e organizados é essencial. Nesse cenário, entra o DACTE, sigla para Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico. Você sabe como e por que ele é exigido nas estradas brasileiras?

Esse é o assunto da nossa conversa por aqui. Vamos explicar o papel do documento e como a Picorelli Transportes atua para não só cumprir as regulamentações, mas também aprimorar os serviços a cada jornada.

O papel do DACTE

Existe um documento eletrônico, chamado CT-e, que toda empresa de transporte precisa emitir. Ele tem como principal objetivo registrar a prestação do serviço. Porém o CT-e é um registro digital, sempre emitido e armazenado eletronicamente.

Portanto, para acompanhar a carga, é enviado um documento impresso: nosso Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico, o DACTE. Ele é uma representação física e simplificada do CT-e, que facilita a consulta do documento por meio de código de barras.

Consequentemente, o DACTE tem um papel muito importante no transporte de cargas e facilita o trabalho da transportadora e do agente fiscalizador. Assim, de maneira resumida, podemos apontar três finalidades essenciais:

  • Carrega a chave de acesso para consulta ao CT-e;
  • Acompanha a mercadoria transportada e fornece informações básicas sobre o transporte, como o emitente, o destinatário e o valor da carga;
  • Auxilia a escrituração da atividade de transporte.

O que o documento precisa ter?

O DACTE é impresso pelos contribuintes emitentes de CT-e. As responsáveis, então, são as próprias transportadoras que devem emiti-lo e entregá-lo ao encarregado pelo transporte. A impressão deve ocorrer, inclusive, antes do início da prestação do serviço. Afinal, o documento deve acompanhar a carga durante toda a viagem.

Nele, uma lista de itens precisa estar disponível para cumprir o papel de:

  1. Disponibilizar a chave numérica com 44 posições para consulta das informações do Conhecimento de Transporte Eletrônico;
  2. Relacionar a mercadoria em trânsito, fornecendo informações básicas sobre a prestação em curso;
  3. Ajudar na escrituração das operações documentadas por CT-e.

Gostou do conteúdo? Em nosso blog, você acompanha outras notícias do setor e diversas temáticas sobre nossa atuação. Clique aqui para saber mais.

Dia do Meio Ambiente: boas práticas no transporte de cargas

Promover a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental tem se tornado cada vez mais essencial. As mudanças climáticas têm provocado grandes impactos, e toda a sociedade deve agir para contribuir com o futuro do planeta. E, no setor de transporte de cargas, a Picorelli tem feito a sua parte!

Aproveitamos as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado anualmente em 5 de junho, para reforçarmos a importância do desenvolvimento sustentável.

O surgimento do Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, em Estocolmo.

A Conferência de Estocolmo, como ficou conhecida, deu início a uma nova forma de enxergar as questões ambientais, além de estabelecer diretrizes para a política ambiental em todo o mundo.

As ações que fazem a diferença no meio ambiente

Diminuir os impactos ambientais em nosso planeta exige mais do que planos, mas práticas concretas que ajudem na sua preservação.

Conter a poluição atmosférica, otimizar os recursos naturais e promover a eficiência energética são algumas das ações essenciais para chegarmos mais longe na missão de criarmos um mundo mais sustentável.

E aqui, na Picorelli Transportes, assumimos o compromisso de realizar serviços de transporte de cargas com qualidade e responsabilidade ambiental.

Picorelli: referência em boas práticas ambientais

Na Picorelli, temos como ponto fundamental de nossos negócios o alinhamento entre a tecnologia, a segurança e o meio ambiente.

Somos especializados em serviços com cargas fracionadas e lotação seca, tendo como princípio a qualidade e a eficiência. 

Por isso, temos nos destacado como uma das principais empresas sustentáveis do setor de transportes, contribuindo com a melhoria da qualidade do ar e com o uso racional de combustíveis.

Por meio dessas boas práticas, recebemos por quatro anos consecutivos a premiação na Categoria Ouro no Melhor Ar (2018, 2019, 2020 e 2021), organizada pela Federação de Empresas de Transporte de Cargas de Minas Gerais (Fetcemg), em parceria com o programa Despoluir, desenvolvido pela Confederação Nacional de Transporte (CNT).

E não paramos por aí! Seguimos nos desenvolvendo e trilhando o nosso caminho para transportar com ainda mais qualidade, tecnologia e sustentabilidade.

Para saber mais sobre os nossos serviços, entre em contato conosco!



2022 Picorelli Transportes. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Picorelli Transportes.