Transportes de Cargas: Qual o caminho do seu produto?

09/ 03/ 2021

O transporte de mercadorias é algo que faz parte do dia-a-dia das empresas, desde insumos, até produtos acabados. Porém, você sabe qual o caminho sua carga a percorre a partir do momento em que ela está na transportadora? Neste blog, iremos esclarecer as principais dúvidas que surgem quando é necessário contratar as transportadoras.

Quero transportar uma mercadoria. O que devo fazer?

Embalar a mercadoria de forma adequada

Antes de enviar sua mercadoria para uma transportadora, é importante que ela esteja embalada de forma adequada para o transporte. O uso de caixas de papelão de boa qualidade, caixotes de madeira, dentre outros, são importantes para aumentar a segurança e evitar danos durante o trajeto.

Cotação e agendamento de coleta

Após acondicionar a mercadoria da melhor forma, é hora de entrar em contato com a transportadora para realizar a cotação, que é a etapa onde o valor do frete será negociado, caso você não tenha cadastro e tabela combinada. Para isso, é necessário ter em mãos as seguintes informações:

  • CEP origem e CEP destino;
  • CNPJ pagador do frete e ficha cadastral completa do mesmo;
  • CNPJ do destinatário;
  • Peso e características do material;
  • Quantidade de volumes e respectivas dimensões;
  • Valor da NF;

Feito isso, é hora de agendar a coleta. Nesta etapa, a transportadora irá programar, conforme disponibilidade da rota, para que um veículo vá até ao local de coleta informado e possa iniciar o processo de transporte. É muito importante ressaltar que a mercadoria deverá estar pronta, sempre acompanhada da sua respectiva nota fiscal – que deverá constar na mesma o CNPJ da transportadora.  

Se sua empresa já tiver uma tabela negociada, você pode agendar a coleta diretamente pelo nosso site.

A transportadora coletou minha carga. E agora? Por quais etapas ela passa até chegar no destino final?

Podemos definir os processos de uma transportadora de cargas fracionadas, de forma geral, em três principais etapas: coleta, transferência e entrega.

As transportadoras de cargas fracionadas costumam utilizar caminhões e veículos leves para a realização de coletas e entregas de mercadorias. Normalmente, os veículos são distribuídos por rotas, ou seja, cada grupo de veículos é responsável por atender determinadas regiões, onde efetuam as entregas e coletas.

Os veículos retornam para o armazém, local onde os materiais serão descarregados, juntamente com coletas de diferentes clientes, para diversos destinos. Eis que é iniciado o processo de separação e consolidação da carga. Nesta etapa, as mercadorias são etiquetadas e separadas de acordo com o seu destino final.

Após a separação e consolidação das cargas que irão viajar para o mesmo local, é iniciado o carregamento do veículo de transferência. Normalmente é realizado por veículos de grande porte, com alta capacidade de carga. Durante o carregamento, as mercadorias são separadas, conforme compatibilidade de cada tipo de produto e cuidadosamente arrumadas dentro do caminhão, para que os diferentes tipos de cargas sejam alocados de maneira adequada para a viagem, cuidando sempre para preservar a sua integridade, bem como distribuindo o peso por todo o veículo para que ele possa realizar uma viagem segura. 

Ao chegar no armazém da cidade de destino, as mercadorias são descarregadas e separadas de acordo com a sua região de entrega. A partir deste momento, ela estará disponível para entrar na programação de entrega da transportadora, sendo carregada no veículo designado para atendimento da região, onde realizará entregas e coletas, iniciando um novo ciclo a cada dia!

O transporte é algo dinâmico e varia de acordo com cada transportadora. Em alguns casos, dependendo da origem e do destino da mercadoria, poderá passar por mais de uma etapa de transferência. Normalmente isso ocorre em regiões onde o volume de carga é menor, sendo mais comum em cidades do interior. Nestes casos, as transportadoras possuem unidades menores, onde consolidam a carga da região e as enviam para as unidades centralizadoras, as quais possuem rotas de transferências para diversos centros, tornando possível a logística e distribuição em diversas cidades, desde os grandes centros até as menores cidades.

Através do nosso sistema online, você poderá acompanhar as etapas de onde sua carga se encontra e fazer uma melhor programação para sua empresa.

A Picorelli Transportes atende mais de 1500 cidades, distribuídas entre os estados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Nossa equipe é especializada no transporte de cargas fracionadas, urgentes e lotação, prezando pelo serviço ágil, seguro e de qualidade. 

Ficou interessado? Solicite já a cotação e venha fazer parte da história da transportadora mais antiga ainda em funcionamento do Brasil!

Leia Também




2022 Picorelli Transportes. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Picorelli Transportes.