Gestão de Itens MRO

17/ 06/ 2021

Você sabe o que é Gestão de Itens MRO? 

A classificação MRO é dada para tudo aquilo que está indiretamente relacionado ao produto ou serviço e que são de extrema importância para o bom funcionamento de todos os processos necessários para a indústria. Ou seja, aquilo que não é matéria prima para a produção, pode ser classificado como MRO. A sigla, portanto, está relacionada à: Manutenção, Reparo e Operação. 

E por que a gestão de itens MRO é importante?

Para as empresas, mesmo as de médio e pequeno porte, muitos materiais são fundamentais para a entrega do seu serviço ou produto, como ferramentas e utensílios de auxílio. Quanto maior a empresa, maior o número de itens MRO. E quanto maior o controle sobre eles, menores são os custos relacionados às perdas desses materiais. Ou seja, um bom planejamento e controle podem gerar a diminuição estratégica de custos/desperdícios. 

Além de tudo, a boa gestão auxilia na otimização de vários processos internos logísticos relacionados à entrega – que está diretamente ligado à produtividade e agilidade. Assim, a gestão eficaz pode maximizar vantagens competitivas dentro do mercado em que a empresa está inserida. 

Os itens de MRO podem variar entre itens de baixo e alto valor agregado. Entenda a classificação dos mesmos: 

  • Manutenção: Aqui estão inseridos os materiais presentes na rotina de manutenção da fábrica em si, como ferramentas para o melhor aproveitamento das máquinas e, até mesmo, itens de limpeza para o bom funcionamento da indústria.  
  • Reparos: Nesta categoria temos ferramentas, parafusos, soldas, além de muitos outros itens.
  • Operação: Essa categoria contém itens essenciais para o funcionamento da operação em si, como EPIs, itens de medição, testes, ferramentas para ajustes de produtos e de uso constante pela operação. Esses itens, estão indispensavelmente presentes no dia a dia da produção. 
  • A alta exigência pela qual as máquinas passam gera possibilidade de problemas mecânicos. Ter um estoque organizado e de prontidão ajuda a reduzir o tempo de equipamentos parados e evitar perdas no volume de produção.

         Mesmo não estando ligados diretamente ao produto ou serviço, os itens MRO são fundamentais para a operação e entrega final dos produtos. Quando uma máquina pára de funcionar, ela pode interromper por horas uma produção. Com uma Gestão de MRO eficaz, é possível encontrar de forma fácil e rápida os instrumentos necessários para o reparo, fazendo com que a pausa da produção seja menor, acarretando em menores perdas. 

Quando a rotina de manutenção não acontece, devido à falta de clareza e facilidade de acessos aos itens necessários, o prejuízo a longo prazo de uma máquina quebrada pode ser muito grande. A causa pode ser pela simples falta de gestão dos utensílios utilizados no processo. 

A ausência desses itens muitas vezes precisa ser suprida de forma rápida, quando ela prejudica o andamento da produção. Nós da Picorelli Transportes atuamos também com cargas de itens MRO , de forma segura e ágil. Em casos de imprevistos e urgência, conseguimos auxiliar com o transporte rápido e eficaz. Entre em contato e solicite uma tabela.

Fontes: 

ESALES, Gestão de MRO; 

Disponível em: https://esales.com.br/blog/gestao-de-mro/ ; Acesso em: 03 de Maio de 2021

MANUSIS, Gestão de Estoque de Peças MRO, características e desafios do setor;

 Disponível em: https://manusis4.com/gestao-de-estoque-de-pecas-mro-caracteristicas-e-desafios-do-setor-2/; Acesso em: 03 de Maio de 2021

Leia Também




2022 Picorelli Transportes. É proibida a reprodução do conteúdo dessa página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a autorização escrita da Picorelli Transportes.