Notícias do setor de transporte de cargas e logística


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O que é B2B?


As expressões B2B e B2C determinam o tipo de cliente para o qual um produto ou serviço é destinado. No caso do B2B (Business to Business), as transações são feitas entre duas empresas. Ou seja, uma empresa que presta serviço ou vende algo para outra. Já o B2C (Business to Commerce) a venda é feita para o consumidor final, tendo como objetivo apenas o consumo. 

Para o modelo B2B pode-se definir como um negócio de empresa para empresa, em que uma é o fornecedor e a outra é o cliente. O principal fator que difere o que é B2B do modelo B2C está justamente no tipo de cliente que adquire o produto ou serviço. A escolha entre B2B ou B2C é de extrema importância, pois determina ainda quais serão as estratégias adotadas para estabelecer um relacionamento com os clientes e aumentar as vendas. 

Quando se trata do transporte, podemos encontrar algumas diferenças para as empresas que trabalham com um tipo de modelo ou com o outro. 

  • Os transportes em B2B geralmente ocorrem levando-se em consideração um certo nível de “urgência” para atendimento aos clientes. Isto ocorre devido a possibilidade da entrega do pedido dentro do prazo ser um requisito para que a produção do cliente não seja interrompida por falta de materiais. A modalidade business to business possui uma tendência para pedidos maiores no formato de lotação. Porém, entende-se também que o transporte de cargas fracionadas para o B2B possa ser uma modalidade interessante para que as empresas facilitem os processos de entregas, ainda mais com cargas que não ocupam todo espaço do veículo. Isso facilitará o sistema de distribuição de suas mercadorias de modo a reduzir os seus respectivos custos e mantendo-se toda a qualidade e segurança necessária. Vale lembrar que uma das mais relevantes vantagens do transporte de cargas fracionadas refere-se aos custos dos fretes nessa modalidade, que por sua vez, costumam ser mais em conta dado que os mesmos são divididos entre os clientes que estão sendo atendidos, diminuindo assim, os custos das operações.
  • Os transportes em B2C trabalham, na maioria das vezes, com cargas de pequeno porte e em maior número. Este fato torna possível o aproveitamento da melhor forma a capacidade da frota, destinando mais de um veículo para a realização das entregas. Dessa forma, os fretes podem ser diferenciados em fracionados ou enquadrados na modalidade lotação, ambos buscando a forma mais eficaz para a otimização da operação. 

Devido a estas diferenças, não podemos definir um modelo de transporte “único” que seja o ideal para cada um destes dois tipos de atendimento. No caso dos modelos B2B, em cada tipo de negócio existem particularidades relacionadas ao tipo de produto, atendimento, demanda, especificações técnicas e necessidade de reposição que deverão ser levados em consideração no momento da opção do tipo de transporte. Por sua vez, o modelo B2C, apesar de ter uma tendência para atuação com modelos de transportes fracionados, também poderá optar por transportes via lotação de acordo com as especificações do transporte a ser realizado.

A Picorelli Transportes possui foco no atendimento ao mercado B2B. Se sua empresa precisa de prazo e comprometimento, veja nossas cidades atendidas pelo nosso site e entre em contato! 

Fonte:

BSOFT, Confira o que é o modelo de distribuição B2B e suas especificações; Disponível em: https://bsoft.com.br/blog/distribuicao-b2b/Acesso em 02 de maio de 2021

Você sabe o que é cubagem e como calcular?


No Brasil existem diversos tipos de veículos de transportes de cargas, desde veículos urbanos (VUC), até caminhões de grande porte. Porém, para gerar mais proteção para os motoristas, pedestres e para as cargas, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) determinou a capacidade máxima que cada veículo pode transportar.  Essa limitação de peso, bem como o espaço físico disponível nos veículos, torna-se um dos grandes desafios das transportadoras na atualidade. Existem diversos casos em que há mercadorias volumosas e com pouco peso, e, aquelas que são menores, porém pesadas. Encontrar o “ponto ótimo” de carga da   frota é uma atividade muitas vezes complexa. Para auxiliar a encontrar este ponto ideal, podemos elucidar o processo de CUBAGEM das cargas. A cubagem é fundamental para identificar qual a capacidade disponível em um veículo e, ao mesmo tempo, quais são suas limitações em peso e volume.

O objetivo principal do processo de cubagem é conseguir planejar melhor a etapa de carregamento, considerando pontos essenciais para evitar que o veículo seja carregado com uma carga muito volumosa, mas de baixo peso ou que se tenha muitos volumes pequenos, mas muito pesados. Nestes casos, você estaria desperdiçando a capacidade de carga (peso) do veículo ou mesmo deixando de aproveitar um espaço (volume) considerável dentro dele.

Além disso, a cubagem é uma ferramenta muito importante para a composição do valor do frete. Um dos principais componentes de precificação é o peso da mercadoria. Porém, quando uma mercadoria for muito leve e ocupa um espaço muito grande, se o preço cobrado for somente através do peso, o valor do frete poderia não compensar para a transportadora, pois essa carga ocuparia um espaço onde  poderiam ser alocadas diversas outras mercadorias mais pesadas, e, consequentemente com maior valor de frete. Por isso, a cubagem é uma ferramenta muito importante para ajudar a resolver este tipo de problema, por exemplo. Através dela é possível converter o espaço ocupado por uma mercadoria em peso.

Mas como calcular a cubagem de cargas?
Para chegar no valor ideal da sua cubagem de cargas, é necessário realizar um cálculo matemático utilizando o “fator de cubagem”.

O “Fator de Cubagem” é o termo que denomina  um valor e que ao ser multiplicado pelo volume da carga, resulta no peso cubado – que é a transformação do espaço ocupado por uma mercadoria em kg.

 Ainda não ficou muito claro? Então vamos exemplificar:

Supondo que você queira determinar o fator de cubagem de uma carreta que tenha capacidade de 30 toneladas, com um baú de 100m³, o fator de cubagem se daria pela seguinte fórmula:

* Fator de Cubagem = Peso (kg) / Volume (m³)

No nosso exemplo, o Fator de Cubagem = 30.000 (kg) / 100(m³), resultando em 300kg por m³.

Ok, mas o que isso significa? Significa que cada m³ do seu caminhão equivale a 300kg.

Dessa forma, ao chegar uma mercadoria volumosa e leve, podemos converter o espaço que ela ocupa em peso.

Este fator de 300km/m³ é o padrão utilizado no transporte rodoviário de cargas.

Ainda confuso? Vamos para mais um exemplo então.

Mas antes disso, é importante definirmos um conceito fundamental: O cálculo do volume. O volume nada mais é do que a Largura (m) x Altura (m) x Comprimento (m). Sugiro inserir a imagem da caixa, para exemplificar. Conforme fizemos no post e e-mail).

Agora sim podemos ir para o nosso exemplo. Supondo que seja necessário transportar uma mercadoria que o peso na balança é de 400kg. Porém, ela tem as seguintes dimensões: 

  • Altura: 1m 
  • Largura 1m
  • Altura: 2m 

Como vimos anteriormente, o cálculo do volume se dará por 1m x1m x 2m, resultando em 2m³. 

Sabendo que cada m³ de espaço do seu caminhão equivale a 300kg, logo, chegamos à conclusão que essa carga teria um peso cubado de 600kg.

De forma matemática, podemos descrever o peso cubado como sendo:

Peso Cubado = Volume (m³) x Fator de Cubagem (kg/m³)

Observe que o peso cubado da mercadoria é maior do que o seu peso real. Porém, nem sempre isso irá ocorrer, como é o caso de caixas com papel.

* Um ponto de atenção é na observação das unidades de medida do volume. É necessário verificar se as unidades do peso (gramas, quilos ou toneladas) e das dimensões (centímetros ou metros) estão todas em conformidade antes do cálculo ser realizado. 

Vale lembrar que será possível empregar o fator de cubagem, tanto no transporte de carga lotação, quanto no transporte de carga fracionada. 

Financeiramente falando, a cubagem e o peso cubado são variáveis fundamentais no cálculo dos custos de transporte de uma empresa. O que determina a aplicação no cálculo do frete é o tipo de produto que será transportado. Para efeito da composição do frete, será utilizado o maior valor encontrado entre o Peso Real e o Peso cubado. Além disso, vale lembrar que cada modal possui um fator de cubagem diferente, dada a diferença da capacidade de carga de cada meio (rodoviário, aéreo, marítimo, etc). Os mais comuns no meio rodoviário são de 1m³ = 300kg.

A Picorelli Transportes está há 90 anos no mercado, sendo especializada no transporte de cargas fracionadas, urgentes e lotação. Possuímos uma frota diversificada, atendendo aos mais variados tipos de mercadorias.

Transporte Rodoviário de Cargas: Principais equipamentos, estrutura e organização para a realização de um transporte seguro e eficiente


No Brasil temos 4 principais modais de transporte: rodoviário, marítimo, ferroviário e aéreo. Destes, destaca-se o rodoviário, principal responsável por transportar insumos e mercadorias por todo o território brasileiro, desde pequenos comerciantes até grandes multinacionais.

A logística é algo que está presente no nosso dia-a-dia, sendo um elo fundamental para que as empresas consigam prosperar. Porém, mesmo diante da importância econômica e cotidiana do transporte de cargas, diversas dúvidas surgem quanto ao funcionamento da mesma. Neste artigo, iremos abordar a estrutura necessária para que esta engrenagem tão importante do setor produtivo funcione de forma a atender às necessidades de seus clientes, no segmento fracionado.

Estrutura de uma empresa de transportes

O transporte rodoviário de cargas é o principal meio responsável por levar mercadorias e insumos a toda indústria. Sendo assim, existem empresas desse ramo especializadas em cargas de diversos tipos como grãos, insumos alimentícios, produtos refrigerados, produtos químicos, cimento, minério, e-commerce, carga fracionada, dentre diversas outras.

A estrutura e a organização de cada negócio variam de acordo com o volume e tipo de mercadoria do mesmo. Para tal, listamos os principais equipamentos e infraestrutura necessários em uma empresa de transporte fracionado, bem como atividades administrativas e operacionais importantes. 

Galpão 

O galpão, ou armazém, é onde a transportadora irá consolidar as cargas de seus clientes para distribuir nos veículos, que irão levar a carga até a filial de destino, que por sua vez, levará até o local de entrega.

Para maior agilidade no transbordo de carga, é interessante que o galpão seja equipado com plataformas e docas, para que a carga/descarga seja feita de forma mais eficiente, evitando a o uso constante de equipamentos de movimentação de carga pesada, como empilhadeiras, por exemplo.

Equipamentos para movimentação de Carga:

Alguns equipamentos de movimentação de cargas permitem com que os produtos sejam movimentados de forma ágil e segura, sendo os principais:

Pallets: existem diversos tipos no mercado, sendo o mais comum, o feito de madeira. Os pallets servem como suporte das mercadorias, sendo estes deslocados através de paleteiras e empilhadeiras.

Paleteiras: são utilizadas na movimentação dos pallets. São equipamentos mecânicos ou elétricos que permitem com que cargas pesadas sejam manuseadas de forma simples e rápida.

Empilhadeira: esta ferramenta serve para carregar, deslocar, elevar ou empilhar materiais. Normalmente utilizadas em cargas com grande peso, ou que não sejam possíveis movimentar com o auxílio da empilhadeira.

Veículos de transportes:

Ao falarmos em transportadora, o primeiro pensamento que surge é sobre caminhões. De fato, é um dos seus principais ativos. Porém, existem diversos tipos de caminhões. Muitos negócios são compostos por veículos menores, tais como utilitários.

Os veículos utilitários, muitas vezes, são utilizados para a coleta e entrega de mercadorias principalmente para percorrer distâncias menores, com cargas leves.  Sua vantagem é que, além de não possuírem restrições de trânsito, são práticos e ágeis. 

Já os caminhões podem ser divididos em vários tipos, tais como toco, truck, carreta, bitrem, dentre outros. Veículos maiores são mais utilizados para transferência de mercadorias, e, após a chegada na unidade de destino, são distribuídos em caminhões menores e veículos utilitários para a entrega em seu destino final.

Administração e Gestão

Falamos um pouco sobre a estrutura e principais equipamentos utilizados em uma empresa de transporte. Porém, tão importante quanto, são peças chaves para que tudo funcione de forma coesa. “, a área administrativa, operacional e manutenção são.” verificar frase anterior entre “.

O setor operacional é o grande responsável por orquestrar a movimentação da carga, gerenciamento da frota, roteirização de veículos e entregas, rastreamento, dentre outros. Tem contato direto também com o setor de manutenção, que pode ser realizada internamente ou por terceiros. Além disso, assim como na grande maioria das empresas, é necessário um setor responsável pela contabilidade e faturamento, bem como o de serviços jurídicos.

Para administrar todas as informações geradas, auxiliar na emissão de documentação, controle de entregas, custos , é necessário que a transportadora adquira um software que permita a integração dos diversos setores da empresa, permitindo consolidar as atividades e possuir maior controle e organização nas informações da companhia, evitando perdas e aumentando o fluxo de dados, o que permite planejar ações de forma mais adequadas.

A Picorelli Transportes está há 90 anos no ramo de transportes. Especializada em transporte fracionado e cargas urgentes, a empresa conta com filiais espalhadas pelo sudeste brasileiro, atendendo mais de 1500 cidades. Ficou interessado? Faça já a sua cotação!

Gestão de Fornecedores


A competitividade do mercado nos dias atuais vem fazendo com que empresas tenham que se capacitar cada vez mais, exigindo preço competitivo, prazos curtos e um alto nível de qualidade nos produtos e serviços prestados.

Para que o negócio seja rentável e lucrativo, é necessário que todos os processos sejam realizados de forma eficiente e organizada. Um dos fatores que podem ter impacto direto na qualidade do produto, bem como no seu prazo de produção e no custo, é o correto gerenciamento de fornecedores.

A busca por fornecedores parceiros é primordial, devendo-se atentar para relações que sejam sustentáveis, confiáveis, de qualidade e com um bom preço.

Isso tudo pode parecer algo bem complexo de ser realizado, porém, iremos abordar aqui algumas  estratégias e dicas para que a sua empresa comece a realizar uma melhor gestão de fornecedores, permitindo com que ela cresça sempre com qualidade.

Afinal, o que é gestão de fornecedores?

Para responder essa pergunta, primeiramente, precisamos entender o que é um fornecedor.

Todas as empresas, independentemente do ramo de atuação, necessitam de materiais e serviços de outras companhias para que você consiga exercer sua atividade. Ou seja: fornecedores são aquelas pessoas ou empresas responsáveis pelo abastecimento e fornecimento de algum produto ou serviço para a sua empresa.

Para que um negócio se desenvolva, é necessário que haja diversos produtos à disposição. Porém, se não houver um gerenciamento adequado, você pode acabar elevando seus custos de aquisição, o que pode gerar  problemas com a qualidade do produto adquirido, além de prazos que não extrapole a realidade da sua produção.

De nada adianta você possuir um fornecedor que não cumpre prazos ou que cobre muito mais caro do que os demais concorrentes. Por isso se dá a importância de planejar e acompanhar todos os serviços e insumos que serão de responsabilidade de terceiros.

Essa gestão tem como princípio traçar planos estratégicos para desenvolver fornecedores que possuam características compatíveis com a necessidade do seu negócio, abordando questões como prazo de entrega, preços, prazo de pagamento, qualidade do produto, dentre diversos outros fatores.

Como selecionar fornecedores?

Para que o andamento do seu negócio seja feito de forma harmoniosa, é necessário ter em mente o que a sua empresa espera do fornecedor. É importante que haja um procedimento constando os principais requisitos, para que a empresa fornecedora do serviço ou produto esteja apta para trabalhar alinhada aos princípios da sua empresa.

Dentre os principais pontos, os seguintes se destacam:

  • Preço
  • Qualidade
  • Prazo de entrega
  • Prazo de pagamento
  • Capacidade de atendimento da demanda
  • Licenças e documentações pertinentes

Uma  maneira de fazer com que os pontos sejam atendidos, é enviar questionários para seus fornecedores, no qual será possível obter as informações relevantes, além de questionários de avaliação, que permitirá  que eles  sejam avaliados, facilitando a percepção se estão ou não adequados aos parâmetros estabelecidos de fornecimento.

A importância da gestão de fornecedores

A gestão de fornecedores, quando realizada de forma correta, permite com que a empresa tenha o controle de onde, quando e como comprar os materiais necessários. Isso gera maior espaço para negociação de prazos de pagamentos e entrega, valores cobrados, além de evitar com que compras urgentes sejam menos frequentes, tendo em vista que os valores cobrados por esse tipo de fornecimento costumam ser mais elevados.

Porém, para que isso seja possível, é necessário que a empresa possua uma boa gestão de materiais, que permitirá que a equipe de compras tenha maior controle sobre as datas em que deverão realizar os pedidos, permitindo melhor programação. Consequentemente, o planejamento bem executado é uma ótima munição para negociações com fornecedores, gerando previsibilidade, controle e redução de custos.

Uso de tecnologia

O uso de softwares é algo muito importante e colabora para essa gestão. Através do uso de sistemas, é possível ter controle de estoque, da produção, além de facilitar na emissão de ordem de compras. Assim é possível ter a previsibilidade das demandas, bem como o momento ideal para aquisição de insumos. Tudo isso evita o gasto desnecessário e permite maior planejamento.Porém, é necessário que a empresa conheça bem os objetivos do seu negócio, organize seus processos internos, acompanhe os custos e faça o controle constante da avaliação das empresas que atuam junto a ela. .

A Picorelli está há 90 anos no mercado de transporte de cargas e possui uma equipe especializada para a realização de entregas rápidas e urgentes, trabalhando intensamente para que clientes e fornecedores recebam sua carga com agilidade e segurança. Ficou interessado? Faça já uma cotação conosco!



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