Notícias do setor de transporte de cargas e logística


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Você sabe o que é cubagem e como calcular?


No Brasil existem diversos tipos de veículos de transportes de cargas, desde veículos urbanos (VUC), até caminhões de grande porte. Porém, para gerar mais proteção para os motoristas, pedestres e para as cargas, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) determinou a capacidade máxima que cada veículo pode transportar.  Essa limitação de peso, bem como o espaço físico disponível nos veículos, torna-se um dos grandes desafios das transportadoras na atualidade. Existem diversos casos em que há mercadorias volumosas e com pouco peso, e, aquelas que são menores, porém pesadas. Encontrar o “ponto ótimo” de carga da   frota é uma atividade muitas vezes complexa. Para auxiliar a encontrar este ponto ideal, podemos elucidar o processo de CUBAGEM das cargas. A cubagem é fundamental para identificar qual a capacidade disponível em um veículo e, ao mesmo tempo, quais são suas limitações em peso e volume.

O objetivo principal do processo de cubagem é conseguir planejar melhor a etapa de carregamento, considerando pontos essenciais para evitar que o veículo seja carregado com uma carga muito volumosa, mas de baixo peso ou que se tenha muitos volumes pequenos, mas muito pesados. Nestes casos, você estaria desperdiçando a capacidade de carga (peso) do veículo ou mesmo deixando de aproveitar um espaço (volume) considerável dentro dele.

Além disso, a cubagem é uma ferramenta muito importante para a composição do valor do frete. Um dos principais componentes de precificação é o peso da mercadoria. Porém, quando uma mercadoria for muito leve e ocupa um espaço muito grande, se o preço cobrado for somente através do peso, o valor do frete poderia não compensar para a transportadora, pois essa carga ocuparia um espaço onde  poderiam ser alocadas diversas outras mercadorias mais pesadas, e, consequentemente com maior valor de frete. Por isso, a cubagem é uma ferramenta muito importante para ajudar a resolver este tipo de problema, por exemplo. Através dela é possível converter o espaço ocupado por uma mercadoria em peso.

Mas como calcular a cubagem de cargas?
Para chegar no valor ideal da sua cubagem de cargas, é necessário realizar um cálculo matemático utilizando o “fator de cubagem”.

O “Fator de Cubagem” é o termo que denomina  um valor e que ao ser multiplicado pelo volume da carga, resulta no peso cubado – que é a transformação do espaço ocupado por uma mercadoria em kg.

 Ainda não ficou muito claro? Então vamos exemplificar:

Supondo que você queira determinar o fator de cubagem de uma carreta que tenha capacidade de 30 toneladas, com um baú de 100m³, o fator de cubagem se daria pela seguinte fórmula:

* Fator de Cubagem = Peso (kg) / Volume (m³)

No nosso exemplo, o Fator de Cubagem = 30.000 (kg) / 100(m³), resultando em 300kg por m³.

Ok, mas o que isso significa? Significa que cada m³ do seu caminhão equivale a 300kg.

Dessa forma, ao chegar uma mercadoria volumosa e leve, podemos converter o espaço que ela ocupa em peso.

Este fator de 300km/m³ é o padrão utilizado no transporte rodoviário de cargas.

Ainda confuso? Vamos para mais um exemplo então.

Mas antes disso, é importante definirmos um conceito fundamental: O cálculo do volume. O volume nada mais é do que a Largura (m) x Altura (m) x Comprimento (m). Sugiro inserir a imagem da caixa, para exemplificar. Conforme fizemos no post e e-mail).

Agora sim podemos ir para o nosso exemplo. Supondo que seja necessário transportar uma mercadoria que o peso na balança é de 400kg. Porém, ela tem as seguintes dimensões: 

  • Altura: 1m 
  • Largura 1m
  • Altura: 2m 

Como vimos anteriormente, o cálculo do volume se dará por 1m x1m x 2m, resultando em 2m³. 

Sabendo que cada m³ de espaço do seu caminhão equivale a 300kg, logo, chegamos à conclusão que essa carga teria um peso cubado de 600kg.

De forma matemática, podemos descrever o peso cubado como sendo:

Peso Cubado = Volume (m³) x Fator de Cubagem (kg/m³)

Observe que o peso cubado da mercadoria é maior do que o seu peso real. Porém, nem sempre isso irá ocorrer, como é o caso de caixas com papel.

* Um ponto de atenção é na observação das unidades de medida do volume. É necessário verificar se as unidades do peso (gramas, quilos ou toneladas) e das dimensões (centímetros ou metros) estão todas em conformidade antes do cálculo ser realizado. 

Vale lembrar que será possível empregar o fator de cubagem, tanto no transporte de carga lotação, quanto no transporte de carga fracionada. 

Financeiramente falando, a cubagem e o peso cubado são variáveis fundamentais no cálculo dos custos de transporte de uma empresa. O que determina a aplicação no cálculo do frete é o tipo de produto que será transportado. Para efeito da composição do frete, será utilizado o maior valor encontrado entre o Peso Real e o Peso cubado. Além disso, vale lembrar que cada modal possui um fator de cubagem diferente, dada a diferença da capacidade de carga de cada meio (rodoviário, aéreo, marítimo, etc). Os mais comuns no meio rodoviário são de 1m³ = 300kg.

A Picorelli Transportes está há 90 anos no mercado, sendo especializada no transporte de cargas fracionadas, urgentes e lotação. Possuímos uma frota diversificada, atendendo aos mais variados tipos de mercadorias.

Transporte Rodoviário de Cargas: Principais equipamentos, estrutura e organização para a realização de um transporte seguro e eficiente


No Brasil temos 4 principais modais de transporte: rodoviário, marítimo, ferroviário e aéreo. Destes, destaca-se o rodoviário, principal responsável por transportar insumos e mercadorias por todo o território brasileiro, desde pequenos comerciantes até grandes multinacionais.

A logística é algo que está presente no nosso dia-a-dia, sendo um elo fundamental para que as empresas consigam prosperar. Porém, mesmo diante da importância econômica e cotidiana do transporte de cargas, diversas dúvidas surgem quanto ao funcionamento da mesma. Neste artigo, iremos abordar a estrutura necessária para que esta engrenagem tão importante do setor produtivo funcione de forma a atender às necessidades de seus clientes, no segmento fracionado.

Estrutura de uma empresa de transportes

O transporte rodoviário de cargas é o principal meio responsável por levar mercadorias e insumos a toda indústria. Sendo assim, existem empresas desse ramo especializadas em cargas de diversos tipos como grãos, insumos alimentícios, produtos refrigerados, produtos químicos, cimento, minério, e-commerce, carga fracionada, dentre diversas outras.

A estrutura e a organização de cada negócio variam de acordo com o volume e tipo de mercadoria do mesmo. Para tal, listamos os principais equipamentos e infraestrutura necessários em uma empresa de transporte fracionado, bem como atividades administrativas e operacionais importantes. 

Galpão 

O galpão, ou armazém, é onde a transportadora irá consolidar as cargas de seus clientes para distribuir nos veículos, que irão levar a carga até a filial de destino, que por sua vez, levará até o local de entrega.

Para maior agilidade no transbordo de carga, é interessante que o galpão seja equipado com plataformas e docas, para que a carga/descarga seja feita de forma mais eficiente, evitando a o uso constante de equipamentos de movimentação de carga pesada, como empilhadeiras, por exemplo.

Equipamentos para movimentação de Carga:

Alguns equipamentos de movimentação de cargas permitem com que os produtos sejam movimentados de forma ágil e segura, sendo os principais:

Pallets: existem diversos tipos no mercado, sendo o mais comum, o feito de madeira. Os pallets servem como suporte das mercadorias, sendo estes deslocados através de paleteiras e empilhadeiras.

Paleteiras: são utilizadas na movimentação dos pallets. São equipamentos mecânicos ou elétricos que permitem com que cargas pesadas sejam manuseadas de forma simples e rápida.

Empilhadeira: esta ferramenta serve para carregar, deslocar, elevar ou empilhar materiais. Normalmente utilizadas em cargas com grande peso, ou que não sejam possíveis movimentar com o auxílio da empilhadeira.

Veículos de transportes:

Ao falarmos em transportadora, o primeiro pensamento que surge é sobre caminhões. De fato, é um dos seus principais ativos. Porém, existem diversos tipos de caminhões. Muitos negócios são compostos por veículos menores, tais como utilitários.

Os veículos utilitários, muitas vezes, são utilizados para a coleta e entrega de mercadorias principalmente para percorrer distâncias menores, com cargas leves.  Sua vantagem é que, além de não possuírem restrições de trânsito, são práticos e ágeis. 

Já os caminhões podem ser divididos em vários tipos, tais como toco, truck, carreta, bitrem, dentre outros. Veículos maiores são mais utilizados para transferência de mercadorias, e, após a chegada na unidade de destino, são distribuídos em caminhões menores e veículos utilitários para a entrega em seu destino final.

Administração e Gestão

Falamos um pouco sobre a estrutura e principais equipamentos utilizados em uma empresa de transporte. Porém, tão importante quanto, são peças chaves para que tudo funcione de forma coesa. “, a área administrativa, operacional e manutenção são.” verificar frase anterior entre “.

O setor operacional é o grande responsável por orquestrar a movimentação da carga, gerenciamento da frota, roteirização de veículos e entregas, rastreamento, dentre outros. Tem contato direto também com o setor de manutenção, que pode ser realizada internamente ou por terceiros. Além disso, assim como na grande maioria das empresas, é necessário um setor responsável pela contabilidade e faturamento, bem como o de serviços jurídicos.

Para administrar todas as informações geradas, auxiliar na emissão de documentação, controle de entregas, custos , é necessário que a transportadora adquira um software que permita a integração dos diversos setores da empresa, permitindo consolidar as atividades e possuir maior controle e organização nas informações da companhia, evitando perdas e aumentando o fluxo de dados, o que permite planejar ações de forma mais adequadas.

A Picorelli Transportes está há 90 anos no ramo de transportes. Especializada em transporte fracionado e cargas urgentes, a empresa conta com filiais espalhadas pelo sudeste brasileiro, atendendo mais de 1500 cidades. Ficou interessado? Faça já a sua cotação!

Gestão de Fornecedores


A competitividade do mercado nos dias atuais vem fazendo com que empresas tenham que se capacitar cada vez mais, exigindo preço competitivo, prazos curtos e um alto nível de qualidade nos produtos e serviços prestados.

Para que o negócio seja rentável e lucrativo, é necessário que todos os processos sejam realizados de forma eficiente e organizada. Um dos fatores que podem ter impacto direto na qualidade do produto, bem como no seu prazo de produção e no custo, é o correto gerenciamento de fornecedores.

A busca por fornecedores parceiros é primordial, devendo-se atentar para relações que sejam sustentáveis, confiáveis, de qualidade e com um bom preço.

Isso tudo pode parecer algo bem complexo de ser realizado, porém, iremos abordar aqui algumas  estratégias e dicas para que a sua empresa comece a realizar uma melhor gestão de fornecedores, permitindo com que ela cresça sempre com qualidade.

Afinal, o que é gestão de fornecedores?

Para responder essa pergunta, primeiramente, precisamos entender o que é um fornecedor.

Todas as empresas, independentemente do ramo de atuação, necessitam de materiais e serviços de outras companhias para que você consiga exercer sua atividade. Ou seja: fornecedores são aquelas pessoas ou empresas responsáveis pelo abastecimento e fornecimento de algum produto ou serviço para a sua empresa.

Para que um negócio se desenvolva, é necessário que haja diversos produtos à disposição. Porém, se não houver um gerenciamento adequado, você pode acabar elevando seus custos de aquisição, o que pode gerar  problemas com a qualidade do produto adquirido, além de prazos que não extrapole a realidade da sua produção.

De nada adianta você possuir um fornecedor que não cumpre prazos ou que cobre muito mais caro do que os demais concorrentes. Por isso se dá a importância de planejar e acompanhar todos os serviços e insumos que serão de responsabilidade de terceiros.

Essa gestão tem como princípio traçar planos estratégicos para desenvolver fornecedores que possuam características compatíveis com a necessidade do seu negócio, abordando questões como prazo de entrega, preços, prazo de pagamento, qualidade do produto, dentre diversos outros fatores.

Como selecionar fornecedores?

Para que o andamento do seu negócio seja feito de forma harmoniosa, é necessário ter em mente o que a sua empresa espera do fornecedor. É importante que haja um procedimento constando os principais requisitos, para que a empresa fornecedora do serviço ou produto esteja apta para trabalhar alinhada aos princípios da sua empresa.

Dentre os principais pontos, os seguintes se destacam:

  • Preço
  • Qualidade
  • Prazo de entrega
  • Prazo de pagamento
  • Capacidade de atendimento da demanda
  • Licenças e documentações pertinentes

Uma  maneira de fazer com que os pontos sejam atendidos, é enviar questionários para seus fornecedores, no qual será possível obter as informações relevantes, além de questionários de avaliação, que permitirá  que eles  sejam avaliados, facilitando a percepção se estão ou não adequados aos parâmetros estabelecidos de fornecimento.

A importância da gestão de fornecedores

A gestão de fornecedores, quando realizada de forma correta, permite com que a empresa tenha o controle de onde, quando e como comprar os materiais necessários. Isso gera maior espaço para negociação de prazos de pagamentos e entrega, valores cobrados, além de evitar com que compras urgentes sejam menos frequentes, tendo em vista que os valores cobrados por esse tipo de fornecimento costumam ser mais elevados.

Porém, para que isso seja possível, é necessário que a empresa possua uma boa gestão de materiais, que permitirá que a equipe de compras tenha maior controle sobre as datas em que deverão realizar os pedidos, permitindo melhor programação. Consequentemente, o planejamento bem executado é uma ótima munição para negociações com fornecedores, gerando previsibilidade, controle e redução de custos.

Uso de tecnologia

O uso de softwares é algo muito importante e colabora para essa gestão. Através do uso de sistemas, é possível ter controle de estoque, da produção, além de facilitar na emissão de ordem de compras. Assim é possível ter a previsibilidade das demandas, bem como o momento ideal para aquisição de insumos. Tudo isso evita o gasto desnecessário e permite maior planejamento.Porém, é necessário que a empresa conheça bem os objetivos do seu negócio, organize seus processos internos, acompanhe os custos e faça o controle constante da avaliação das empresas que atuam junto a ela. .

A Picorelli está há 90 anos no mercado de transporte de cargas e possui uma equipe especializada para a realização de entregas rápidas e urgentes, trabalhando intensamente para que clientes e fornecedores recebam sua carga com agilidade e segurança. Ficou interessado? Faça já uma cotação conosco!

Como as transportadoras cobram o frete? Saiba quais são as principais variáveis que impactam na composição do frete


O transporte de mercadorias é algo fundamental para as empresas, indústrias e comércio. Através dele, é possível alcançar clientes em diversas localidades, sendo indispensável para o crescimento do negócio. Porém, os custos inerentes desse serviço nem sempre são fáceis de serem visualizados, sendo seus cálculos dependentes de diversos fatores e variáveis. Com isso, esse post visa trazer informações e conceitos importantes que fazem parte da composição do cálculo do frete, para que você possa entender melhor como tudo é realizado, facilitando o entendimento e permitindo que o seu planejamento de transporte seja feito de forma mais eficiente, evitando gastos desnecessários.


Cálculo do Frete
O cálculo do frete é composto por diversos fatores. Dentre eles, é necessário verificar em qual modalidade de transporte sua carga irá se enquadrar. Além disso, o peso, volume, origem, destino, valor da mercadoria dentre diversos outros fatores impactam diretamente no valor do
frete que será cobrado.

A seguir, mostraremos as modalidades de transportes mais utilizadas no mercado, bem como as variáveis que impactam no valor cobrado pelas transportadoras.


Modalidades de Transporte
Dedicada
A carga dedicada, ou então a fechada, é aquela em que o transporte se realiza em praticamente três etapas: Coleta, transferência e entrega. Nesta modalidade, a carga é coletada no fornecedor e entregue diretamente no destinatário, havendo somente a carga do contratante.


Fracionado
O transporte de carga fracionada é aquele no qual as mercadorias ocupam frações da capacidade total do veículo. Neste modelo, as transportadoras consolidam cargas de diversos clientes em um mesmo veículo, visando utilizar ao máximo a capacidade do caminhão. Diferentemente das cargas dedicadas e fechadas, no fracionado, a carga passa por mais etapas, consequentemente, necessita de um tempo maior para ser entregue.


Subcontrato
O subcontrato normalmente ocorre quando há trechos em que a transportadora não possui rotas frequentes, porém, consegue realizar o serviço com transportadoras parceiras. Essa prática é similar a uma terceirização, porém, é a transportadora que se responsabiliza por toda a gestão envolvida no processo.


Redespacho

O redespacho é muito similar ao subcontrato, com a diferença que a transportadora realiza uma etapa do transporte, recolhendo a mercadoria no remetente e contratando uma transportadora para realizar a entrega final da carga. Isso ocorre quando a transportadora não atende a totalidade do percurso, sendo necessário que haja a contratação de outra empresa para finalizar a rota. Esta é um procedimento muito importante para as empresas de transporte, pois permite com que ela faça parceria com outras empresas, permitindo aumentar a sua área de atuação.


Variáveis que impactam no valor do frete:
Distância
A distância é um fator extremamente importante para o cálculo do frete. Quanto maior a distância, maior será o tempo dedicado para a realização do transporte, podendo ser realizados em várias etapas. Esses fatores resultam em um maior trabalho para a transportadora, consequentemente, aumentando seus gastos.


Peso da carga
Os veículos de transporte possuem capacidade limitada. O peso da mercadoria influencia diretamente na quantidade de carga que poderá ser transportada em um caminhão. Além disso, quanto mais peso o veículo transporta, maiores são os desgastes do veículo e seu consumo de combustível. Sendo assim, é um fator crucial para a determinação do valor do frete.


Cubagem
Algumas mercadorias não possuem grandes pesos, porém, ocupam muito espaço no veículo. Dessa forma, mercadorias volumosas ocupam um espaço que poderia ser utilizado por diversas outras cargas que possuem um volume menor, porém mais pesadas. Para corrigir e tornar o cálculo mais justo, é aplicado o que no transporte é chamado de cubagem.


A cubagem visa converter o volume do caminhão em peso. Para isso, diversas transportadoras utilizam o fator de conversão da forma em que uma mercadoria de 300kg é equivalente a um espaço de 1 m³, podendo variar de uma transportadora para outra.
Ou seja: Se sua mercadoria possui 100 kg, mas a sua medida é de 1m x 1m x 1m, a transportadora irá considerar que ela possui 300 kg
De forma geral, para saber a cubagem da sua carga basta fazer a seguinte multiplicação: Altura (m) x Largura (m) x Profundidade (m) x Quantidade de volumes x Fator de conversão (normalmente 300kg).
O peso a ser utilizado será aquele que apresentar o maior valor entre a cubagem e o peso real.


Valor da Nota Fiscal

O valor da Nota Fiscal é importante ao se calcular o frete, pois ao embarcar mercadorias, as transportadoras contratam o seguro para a carga, que são calculados através do valor da nota fiscal. Além disso, dependendo do seu valor, pode ser necessária a contratação do serviço de escolta, que acompanhará o veículo durante todo o percurso, aumentando o
valor que será cobrado pelo frete.


Local de Coleta e Entrega
Podemos dividir o transporte em basicamente 3 etapas: Coleta, transferência e entrega. Porém, em alguns casos, é possível que o cliente entregue a mercadoria na unidade da transportadora. Essa é uma alternativa que traz maior agilidade no embarque das mercadorias. Porém, há casos em que a coleta e/ou entrega sejam de difícil acesso, ou então demandam muito tempo para realização do serviço, tais como fila de espera, agendamento de horário de carga e descarga, locais de difícil acesso para veículos pesados, dentre diversos outros fatores. Nestes casos, normalmente aplicam-se taxas de
dificuldade de coleta ou entrega, comumente chamadas de TDA (Taxa de Dificuldade de
Acesso) e TDE (Taxa de Dificuldade de Entrega). Estes valores variam de empresa para empresa, porém, é algo a ser considerado na composição do frete.


Taxas
De forma geral, além dos valores resultantes do peso da mercadoria e da distância em que ela irá percorrer, o frete ainda pode ser acrescido de algumas taxas, sendo as principais:
● TDA, TDE, TDC e TRT – Taxa de dificuldade de acesso, entrega, coleta e restrição de transito, respectivamente. Serão cobradas quando houverem situações em que há filas de entrega/coleta, serviços fora do horário comercial, locais com restrição de trânsito, dentre outros.
● Taxa de Paletização – É cobrada quando a transportadora é exigida a paletizar a carga quando a mesma vem solta do fornecedor.
● Taxa de armazenagem – É uma taxa cobrada quando o remetente ou destinatário solicita que a mercadoria fique armazenada no galpão da transportadora por um período além do prazo de entrega.
● Gerenciamento de Risco (GRIS) – Taxa cobrada para proteger a carga de furto ou roubo, geralmente aplicado sobre o valor total da nota fiscal.
Desta forma, podemos concluir que o cálculo do frete é composto por diversos fatores, porém, se bem planejado, é possível minimizar os custos.


A Picorelli Transportes está há 90 anos no mercado, prestando serviços ágeis e com qualidade.


Nossa equipe é altamente capacitada e estamos à disposição para oferecer o serviço que mais se adeque às suas necessidades. Ficou interessado? Entre em contato conosco e faça já a sua cotação!

Gestão de Materiais e Logística: Por que fazer?


Já pensou você chegando em sua empresa, para um dia normal de trabalho e não ter papel para imprimir um contrato? E se faltar aquele material que é extremamente importante para a produção daquele pedido enorme que sua empresa recebeu? Esses são apenas pequenos exemplos de problemas que podem ser gerados pela falta de gestão de materiais.

Toda empresa tem necessidades do consumo de suprimentos. Desde materiais de escritório, até insumos e matérias-primas essenciais para a produção. A falta de materiais pode impactar de forma muito significativa nas atividades cotidianas, além de poder gerar grandes perdas e prejuízos para a empresa.

Visando minimizar tais problemas, a Gestão de Materiais tem como objetivo não somente ter a certeza de que todos os materiais estarão disponíveis, mas também a se planejar financeiramente e logisticamente, ajudando a alcançar o tão almejado equilíbrio econômico.

Os 3 Pilares da Gestão de Materiais

Podemos dividir a Gestão de Materiais em 3 principais pilares:

Gestão de Compras:

Assim como a maioria das empresas investem e fazem diversos treinamentos em vendas, o mesmo deve ser aplicado nas compras. A compra de materiais é parte vital para o pleno funcionamento das atividades diárias, além de ter grande impacto econômico nos cofres da empresa.

Para que se tenha sucesso nessa atividade, é necessário que se tenha uma gestão precisa. O momento da compra deve ser estipulado de acordo com a demanda, diversas vezes guiadas pelo estoque da empresa. Estoques baixos geram riscos altos de falta de produtos e insumos, porém, um grande volume estocado gera um custo muito alto de armazenagem para a empresa. É necessário determinar o momento certo para que seja efetuada a compra, visando manter insumos suficientes para o funcionamento pleno e que seja suficiente para suportar a produção até o próximo pedido chegar de fato.

A gestão de compras está diretamente ligada a gestão de estoques e logística, pois é a partir destes dois que será definido o momento ideal de compra, além da quantidade de material que deverá ser adquirido.

Gestão de Estoque:

A gestão de estoque é responsável por manter o estoque necessário para que haja materiais a disposição para uso. Além disso, é necessário um contato muito próximo com os setores requisitantes, pois é através desse alinhamento que será definido o nível ideal de estoque de cada produto, o período em que esse estoque será suficiente e quando deverá ser realizada o pedido de compra.

Diversas empresas utilizam softwares que auxiliam no controle de entrada e saída de materiais, gerando dados precisos da real situação do estoque. Porém, controles sem o uso de softwares também são possíveis. O mais importante é que se tenha o controle de todos os materiais que entram e saem da empresa. Esses dados são fundamentais para que a estratégia de estoque seja bem-sucedidas.

Gestão de Logística e Distribuição:

A gestão de logística e distribuição é responsável por realizar o controle físico dos materiais, estocagem, gestão de armazéns e distribuição. Sendo assim, é de responsabilidade da logística determinar o local de armazenamento, a organização inteligente e endereçamento desses produtos de forma a deixá-los mais acessíveis, visando minimizar tempo de locomoção, transferências e localização. Além disso, também é necessária uma gestão voltada para a distribuição eficiente dos produtos até ao cliente, visando manter sempre a organização dos estoques, separação dos pedidos de acordo com as rotas de entrega, entre outros.

Procedimentos Práticos para implementação

Organizar Produtos

Muitos problemas ocorrem devido à falta de organização do estoque. Isso pode ocasionar perdas de mercadorias, dificuldades na localização e controle, aumentando as chances de erros acontecerem.

Para evitar que isso ocorra, algumas atitudes simples podem ser implementadas:

  • Criar endereços nos estoques e identifica-los visualmente, para que as mercadorias sejam estocadas sempre no mesmo local, facilitando sua localização;
  • Separar os itens por categoria, utilizando etiquetas e código de barras para identificação dos produtos. Isso permite a implementação de registros de forma automática, auxiliando na localização e rastreamento da mercadoria;
  • Definir o local dos produtos de acordo com o tamanho e peso, visando facilitar o manuseio. Não é aconselhável colocar caixas pesadas em locais altos, por exemplo;
  • Manter o local limpo;
  • Fornecer espaço suficiente para que as mercadorias sejam alocadas de forma segura e adequada.

Controle de Estoque

Os materiais que entram na empresa precisam ser controlados. Se houver uma compra de 300 lápis, é fundamental registrar todas as unidades. É o registro que irá mostrar a fotografia da quantidade disponível de determinado material naquele momento. Caso não haja esse registro, ou ele seja feito de forma equivocada, haverá risco inerente de falta de material e/ou compra em excesso, gerando prejuízos financeiro.

O controle de estoque, quando bem realizado, auxilia na definição do momento e na quantidade correta a ser comprada, gerando impactos positivos não só financeiramente, mas também na produtividade e execução das tarefas de toda a empresa, pois diminuiria muito as ocorrências de faltas de insumos e compras emergenciais com valores sabidamente mais altos.

Planejamento de Compras

A compra de materiais é algo indispensável em qualquer empresa. É ela que fornece insumos para produção, materiais para uso diários, dentre tantos outros. Para que seja executada de forma eficiente, é importante que haja um planejamento. Para isso, precisamos levar em consideração alguns fatores: O primeiro é o nível de estoque. Através dele que será indicado quando e quanto comprar. Em segundo lugar, é necessário que haja um planejamento financeiro. Fatores como prazo de pagamento, dia de vencimento e etc. são importantes para que os gastos sejam controlados e estejam de acordo com o capital disponível pela empresa. Por último, é necessário o planejamento de espaço físico para recebimento e armazenamento da mercadoria. Falhas nesse ponto podem ocasionar a recusa de entrega, comprometendo as atividades da empresa.

Relacionamento com Parceiros

O bom relacionamento com clientes e fornecedores é uma prática que gera grandes benefícios. Um relacionamento transparente e justo ajuda na negociação de prazos, vencimentos, além de poderem ser fundamentais na participação da solução situações não programadas, sem comprometer a credibilidade de sua marca.

Atividades do profissional de Gestão de Materiais

O profissional que atua na Gestão de Materiais, de forma geral, atua no controle, armazenamento e distribuição dos materiais, como:

  • Seleção de fornecedores;
  • Controle de estoque, gerindo entrada e saída de materiais;
  • Emissão da ordem de compra;
  • Definição de estoques mínimos e máximos;
  • Realização de inventário;
  • Gerenciamento dos Almoxarifados

Importância da Logística na Gestão de Materiais

O Brasil é um país com proporções continentais. Com isso, nem sempre o seu fornecedor ou cliente estará próximo de onde você está localizado. Além do tempo gasto na produção, é necessário levar em consideração o tempo que será necessário para que a mercadoria seja transferida do seu fornecedor até a sua empresa ou até ao cliente. A escolha de uma transportadora que possua experiência no mercado, prazo e qualidade no serviço prestado é algo fundamental para auxiliar em uma gestão de materiais eficiente. Com isso, evita-se a necessidade de contratação de transportes de última hora, gerando maiores gastos para a sua empresa. Porém, nessa escolha, é importante que a transportadora, além de enviar cargas em um prazo que atenda a necessidade de sua empresa em situações normais, também ofereça o serviço de transporte expresso e dedicado, garantindo que tanto as vendas de mercadorias, quanto compras de suprimentos, sejam entregues em um curto período de tempo, mesmo em situações em que ocorram problemas inesperados.

Seja em situações cotidianas, ou em momentos em que há urgências de entregas, nós, da Picorelli, estamos preparados para oferecer tanto o transporte dedicado, quanto o fracionado, garantindo qualidade, agilidade e segurança para suas cargas. Ficou interessado? Entre em contato conosco!



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