Blog

Governo Federal prevê uso de 100% de combustíveis sustentáveis para os próximos 13 anos

Dando mais um passo rumo a um futuro melhor, o Governo Federal prevê o uso de 100% de combustíveis sustentáveis para os próximos anos. Essa notícia é importante para o setor de transporte rodoviário de cargas, já que este utiliza o diesel como principal fonte de combustível.

Para deixar você por dentro da novidade, a Picorelli Transportes preparou um artigo com as principais informações.

Leia abaixo!

 

 

Governo Federal prevê uso de 100% de combustíveis sustentáveis para os próximos anos

 

O projeto “Combustível do Futuro”, a ser encaminhado ao Congresso pelo Governo Federal, propõe um plano para o diesel verde, variando de 1% a 3% entre 2027 e 2037. O diesel verde é considerado o gasóleo do futuro graças à sua baixa emissão de carbono!

Essa iniciativa busca atender às metas de sustentabilidade delineadas pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). 

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), o foco da medida é o transporte rodoviário de cargas. Isso porque o diesel representa a principal fonte de energia para os caminhões. Com a mudança, o setor tem acesso a uma alternativa mais ecológica e menos poluente em comparação com o diesel convencional.

O Governo Federal está trabalhando na implementação de combustíveis sustentáveis, com um aporte financeiro de aproximadamente R$ 400 bilhões destinados ao “Plano de Transição Verde”. Esse plano abrange uma variedade de iniciativas, incluindo conservação e reflorestamento, saneamento, gestão de resíduos, ecoturismo, agricultura de baixa emissão, energia renovável, mobilidade urbana, transporte e logística, tecnologia da informação e comunicação e infraestrutura verde.

A novidade vai exigir que as empresas e organizações do setor de transportes ofereçam treinamentos aos motoristas. Neles, os profissionais precisam entender a importância da novidade para a sustentabilidade do planeta. 

Apesar de o início do projeto ser em 2027, o investimento em ações conscientes já deve começar! Por isso, é fundamental a adoção de práticas como a utilização de combustíveis alternativos e técnicas eficientes de condução.  

 

 

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro das notícias a respeito de combustíveis sustentáveis e outros assuntos relacionados ao transporte de cargas, continue acompanhando o blog da Picorelli.