Notícia
Gestão de fornecedores: o que é, importância e como selecionar
A competitividade do mercado nos dias atuais vem fazendo com que empresas tenham que se capacitar cada vez mais, exigindo preço competitivo, prazos curtos e um alto nível de qualidade nos produtos e serviços prestados.
Para que o negócio seja rentável e lucrativo, é necessário que todos os processos sejam realizados de forma eficiente e organizada.
Um dos fatores que podem ter impacto direto na qualidade do produto, bem como no seu prazo de produção e no custo, é o correto gerenciamento de fornecedores.
A busca por fornecedores parceiros é primordial, devendo-se atentar para relações que sejam sustentáveis, confiáveis, de qualidade e com um bom preço.
Isso tudo pode parecer algo bem complexo de ser realizado, porém, iremos abordar aqui algumas estratégias e dicas para que a sua empresa comece a realizar uma melhor gestão de fornecedores, permitindo com que ela cresça sempre com qualidade.
Afinal, o que é gestão de fornecedores?
Para responder essa pergunta, primeiramente, precisamos entender o que é um fornecedor.
Todas as empresas, independentemente do ramo de atuação, necessitam de materiais e serviços de outras companhias para que você consiga exercer sua atividade.
Ou seja: fornecedores são aquelas pessoas ou empresas responsáveis pelo abastecimento e fornecimento de algum produto ou serviço para a sua empresa.
Para que um negócio se desenvolva, é necessário que haja diversos produtos à disposição.
Porém, se não houver um gerenciamento adequado, você pode acabar elevando seus custos de aquisição, o que pode gerar problemas com a qualidade do produto adquirido, além de prazos que não extrapole a realidade da sua produção.
De nada adianta você possuir um fornecedor que não cumpre prazos ou que cobre muito mais caro do que os demais concorrentes.
Por isso se dá a importância de planejar e acompanhar todos os serviços e insumos que serão de responsabilidade de terceiros.
Essa gestão tem como princípio traçar planos estratégicos para desenvolver fornecedores que possuam características compatíveis com a necessidade do seu negócio.
Isso envolve questões como o prazo de entrega, preços, prazo de pagamento, qualidade do produto, dentre diversos outros fatores.
Como selecionar fornecedores?
Para que o andamento do seu negócio seja feito de forma harmoniosa, é necessário ter em mente o que a sua empresa espera do fornecedor.
É importante que haja um procedimento constando os principais requisitos, para que a empresa fornecedora do serviço ou produto esteja apta para trabalhar alinhada aos princípios da sua empresa.
Dentre os principais pontos, os seguintes se destacam:
- Preço
- Qualidade
- Prazo de entrega
- Prazo de pagamento
- Capacidade de atendimento da demanda
- Licenças e documentações pertinentes
Uma maneira de fazer com que os pontos sejam atendidos, é enviar questionários para seus fornecedores, no qual será possível obter as informações relevantes, além de questionários de avaliação, que permitirá que eles sejam avaliados, facilitando a percepção se estão ou não adequados aos parâmetros estabelecidos de fornecimento.
A importância da gestão de fornecedores
A gestão de fornecedores, quando realizada de forma correta, permite com que a empresa tenha o controle de onde, quando e como comprar os materiais necessários.
Isso gera maior espaço para negociação de prazos de pagamentos e entrega, valores cobrados, além de evitar com que compras urgentes sejam menos frequentes, tendo em vista que os valores cobrados por esse tipo de fornecimento costumam ser mais elevados.
Porém, para que isso seja possível, é necessário que a empresa possua uma boa gestão de materiais, que permitirá que a equipe de compras tenha maior controle sobre as datas em que deverão realizar os pedidos, permitindo melhor programação.
Consequentemente, o planejamento bem executado é uma ótima munição para negociações com fornecedores, gerando previsibilidade, controle e redução de custos.
Uso de tecnologia
O uso de softwares é algo muito importante e colabora para essa gestão.
Através do uso de sistemas, é possível ter controle de estoque, da produção, além de facilitar na emissão de ordem de compras. Assim é possível ter a previsibilidade das demandas, bem como o momento ideal para aquisição de insumos.
Tudo isso evita o gasto desnecessário e permite maior planejamento.
Porém, é necessário que a empresa conheça bem os objetivos do seu negócio, organize seus processos internos, acompanhe os custos e faça o controle constante da avaliação das empresas que atuam junto a ela. .
A Picorelli está há 90 anos no mercado de transporte de cargas e possui uma equipe especializada para a realização de entregas rápidas e urgentes, trabalhando intensamente para que clientes e fornecedores recebam sua carga com agilidade e segurança.
Ficou interessado? Faça já uma cotação conosco!