6 dicas para escolher o transporte de cargas ideal

04/ 09/ 2019 - 11H 15 - [email protected]

A contratação da logística de transporte de cargas é preciso ser feita com cuidado, visto que essa decisão pode acarretar uma imagem positiva para empresa, ou prejudicar todo o trabalho de anos de uma marca que busca excelência no seu ramo.

Portanto, o investimento em uma transportadora de confiança é essencial para que o seu negócio prospere e se estabeleça no mercado. Avaliar preços e prazos são importantes, mas muito mais que isso, você deve realizar os seguintes procedimentos para encontrar o transporte de cargas ideal.

6 dicas para escolher o transporte de cargas ideal

Faça pesquisas periódicas

Busque informações sobre as transportadoras no mercado e o que elas propõem. Explore sites e use a internet a seu favor. Veja se a empresa possui elogios, reclamações, críticas, se existem processos de segurança e se a mesma tem relação com os seus clientes para responder sobre dúvidas e questionamentos.

Conheça a frota

Verificar o estado de conservação e a manutenção da frota é de suma importância para um eficiente transporte de cargas. Se os veículos se encontram em estados mais novos, é possível que o serviço ofertado também abarque equipamentos em bom estado de uso para transportar sua carga de forma rápida e segura. Com esse tipo de postura, demonstra a preocupação com clientes e parceiros.

Descubra se elas possuem certificações

Os prêmios e certificações existem por um motivo: auxiliar as empresas para que elas escolham o melhor serviço e melhorem as suas logísticas. Então, quando fizer a lista de critérios para escolher a sua transportadora, verifique se existe certificações, e o que elas representam para a sua empresa, pois é um diferencial para a valorização da marca.

Procure opções para rastrear a carga

As ferramentas tecnológicas nos dias atuais são mais que um diferencial, são recursos imprescindíveis. Você deve se perguntar, que mecanismo a transportadora utiliza para rastrear a carga? É possível acompanhar pela internet? O cliente também possui esse acesso? Existe algum aplicativo ou central de atendimento para contato?

Esses meios transmitem confiabilidade, reduz índices de erros, extravios e mostra que a transportadora busca passar informações para que a execução das tarefas sejam assertivas.

Certifique-se

É importante verificar se a empresa possui seguro obrigatório e contra roubo. Além disso, deve analisar se a mesma cumpre com as exigências de seu gerenciamento de risco, para maior segurança de sua carga. Outro ponto a ser considerado é se a empresa se importa com a redução dos impactos causados ao meio ambiente. Confira se ela participa do programa Despoluir, destinando corretamente o óleo e pneus para empresas devidamente certificadas.

Divulgação de informações do mercado

O mercado de transportadoras é extenso e variado devido às inúmeras cargas transportadas. Logo, se a empresa tem o cuidado de informar as cotações, ofertas de transportes, e com uma periodicidade, você deve priorizar esta empresa. Isso mostra respeito às atividades e exigências do mercado. Além disso, ofertar as cotações permite elaborar estratégias e projeções de despesas.

Cada empresa possui um segmento, diante disso, estabeleça critérios para escolher aquela que te atenda nesses parâmetros traçados. Assim, sua busca estará de acordo com  o fit cultural da sua empresa e ganhará otimização no processo. Clique aqui e faça agora mesmo uma cotação online do seu transporte de cargas com a Picorelli Transportes.

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Prevenção ao coronavírus nas empresas: 1 guia para gestores

Medidas de prevenção ao coronavírus nas empresas? Este é um assunto extremamente importante e que se faz necessário abordar nesse momento. 

Afinal, a chegada do coronavírus alterou a rotina de trabalho interna de trabalho de diversas companhias, que chegaram a adotar o home office e horários alternativos para limitar o trânsito nos escritórios.

No entanto, existem os casos em que o trabalho presencial é essencial, o que obriga as empresas a redobrar os cuidados e adotar regras para o contato, como uma distância mínima entre os funcionários, por exemplo.

Mas o que mais pode ser feito para evitar o avanço do coronavírus no ambiente de trabalho da sua empresa? Continue a leitura para descobrir!

Medidas de prevenção ao coronavírus nas empresas: o que fazer?

Como já dissemos, por mais que a maioria das companhias tenham adotado medidas de prevenção ao coronavírus nas empresas, como o trabalho remoto, certos tipos de atividades necessitam da presença humana.

É o caso do transporte de cargas, por exemplo, considerado uma atividade essencial e que necessita de pessoas para a sua execução.

Aqui na Picorelli nós temos trabalhado, sobretudo, de forma preventiva, orientando motoristas, caminhoneiros e todos os colaboradores, tanto no manuseio da carga, quanto na hora da entrega do produto.

Até porque, os órgãos de saúde já comprovaram que o ambiente de trabalho é um local com grande potencial de multiplicação do vírus, uma vez que as pessoas ficam juntas por horas, conversando umas com as outras e compartilhando documentos, equipamentos e outros materiais que podem alojar o vírus.

Diante desse cenário, fica cada vez mais evidente que as empresas precisam ter um plano para evitar que a doença se propague, com foco na orientação e disseminação das informações certas.

Então, quais medidas de prevenção ao coronavírus nas empresas adotar? Confira abaixo o guia para gestores que preparamos. 

1- Oriente seus colaboradores

A principal ação para prevenção ao coronavírus nas empresas ou em qualquer lugar é a higienização frequente das mãos, seja com água e sabão ou álcool 70%. 

Disponibilize dispensadores de álcool em gel ou desinfetante para as mãos no local de trabalho e certifique-se que eles estejam abastecidos.

É importante que os empregadores estimulem a adoção de hábitos saudáveis e de prevenção  por meio de campanhas internas, como folhetos informativos com as instruções para a lavagem correta das mãos, principalmente nos banheiros, além de reforçar a importância ter cuidados ao tossir e espirrar.

Além disso, é sempre importante reforçar e verificar se os funcionários estão trabalhando seguindos as distâncias mínimas de contato.

Equipes de medicina do trabalho e gestão de pessoas também devem estar capacitadas para orientar e tirar dúvidas dos funcionários.

2- Promova a higiene respiratória

Além de orientar sobre a necessidade de manter distância, ter cuidado ao tossir e espirrar e usar máscaras, é preciso disponibilizar também lenços descartáveis em diversos locais do ambiente de trabalho para o empregado assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus. 

Lixeiras com tampa precisam estar próximas aos colaboradores para jogar fora o papel adequadamente.

Cadeiras, mesas, telefones, teclados computadores e outros equipamentos precisam ser higienizados com pano e desinfetante regularmente.

3- Cuide de seus colaboradores

Funcionários com condições médicas que aumentam o risco de complicações da covid-19 merecem atenção especial. Portanto, é recomendável que eles sejam afastados ou façam trabalho remoto neste período.

Colaboradores que apresentarem os sintomas de COVID-19 devem ser orientados a procurar os serviços de saúde e não ir, em hipótese alguma, trabalhar, mesmo que seja sintomas leves.

Viagens nacionais e internacionais devem ser canceladas, Enquanto que aquelas consideradas essenciais devem passar por avaliação. Se possível, adie para outro momento ou busque uma solução digital para tratar este assunto.

Substitua reuniões físicas por videoconferências e flexibilize a escala de trabalho para evitar que os funcionários utilizem o transporte público em horário de pico.

4- Reduzir impactos

As empresas devem estudar sua operação para entender quais aspectos de sua atividade podem ser afetados pela epidemia e o que fazer para minimizar os efeitos. Por exemplo:

  • criar comitês de crise que dialoguem com todos os setores;
  • Identificar fornecedores alternativos para não interromper o funcionamento da empresa;
  • estar sempre monitorando a situação.

5- Planejar

As organizações devem traçar cenários possíveis e esboçar atitudes a serem adotadas, sempre pensando nas pessoas e na manutenção das suas operações.

Recomenda-se avaliar também as políticas para o eventual cancelamento das atividades fornecidas, como eventos e viagens programados para os próximos meses.

É importante ressaltar que qualquer atitude deve ser adotada com base nas recomendações das autoridades de saúde, mas é certo que se as ações sugeridas forem seguidos, funcionários e o negócio como um todo estará mais protegido.

Quais outras dicas de prevenção ao coronavírus nas empresas você gostaria de compartilhar conosco? Deixe um comentário.

Como realizar entregas de mercadorias durante a pandemia do coronavírus?

Como realizar entregas de mercadorias durante a pandemia com segurança? É provável que esse seja o principal desafio das empresas de transporte em tempos de isolamento social, em que o contato direto entre pessoas deve ser evitado.

Com a crescente no comércio eletrônico, que registrou, em março, aumento de 42,31% em relação ao mesmo período do ano passado, fica cada vez mais evidente que é importante encontrar medidas para lidar com o aumento da demanda, e ainda proteger funcionários, entregadores e os clientes que vão receber as mercadorias.

Então, o que fazer na hora da entrega? Quais precauções tomar para evitar a propagação do vírus? Continue a leitura para saber isso e muito mais.

Acompanhe!

Qual a situação do transporte rodoviário em meio à pandemia de Covid-19?

Em virtude da fácil disseminação do novo coronavírus, diversos estados e municípios adotaram a quarentena, visando limitar a circulação de pessoas. 

Com isso, alguns estabelecimentos comerciais tiveram de ser fechados, sendo permitida a abertura apenas para os considerados essenciais para a subsistência, como as atividades médicas e de segurança, por exemplo. 

No fim de março, o presidente Jair Bolsonaro incluiu, por meio do decreto federal nº 10.282, o serviço de transporte de carga na categoria de atividade essencial.

Até porque, o fato de estarem impossibilitadas de irem às ruas faz com que as pessoas recorram ao comércio eletrônico para comprar comida, roupas, eletrodomésticos, o que certamente está gerando um aumento massivo no número de entregas a serem feitas no país.

Diante da alta demanda oriunda, principalmente, do setor e-commerce, ​o modal rodoviário, que já é o mais utilizado no país​, se torna ainda mais essencial, para que o abastecimento de mercadorias, bem como o de insumos indispensáveis no período, como alimentos, remédios e materiais hospitalares, seja suprido.

No entanto, para continuar a​ trabalhar com segurança nas entregas de mercadoria durante a pandemia​, muitos cuidados são necessários para evitar o contágio e preservar a saúde dos profissionais que estão na linha de frente para garantir o abastecimento de toda população. 

Quais são os cuidados a serem seguidos durante o transporte das mercadorias?

As medidas mais eficazes para garantir que o transporte de mercadorias em meio à pandemia seja feito de forma segura são as mesmas para qualquer ação que visa conter o vírus. 

Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool 70% regularmente, evitar o contato físico e utilizar máscaras de proteção são fundamentais para evitar a contaminação. 

Além disso, caminhoneiros e transportadores devem seguir outras recomendações, como, por exemplo, desinfectar constantemente objetos e superfícies tocadas com frequências.

Outros cuidados recomendados são:

  • não cumprimente pessoas com apertos de mão, abraços ou beijos. Mantenha sempre um metro de distância;
  • cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue-o no lixo;
  • evite se apoiar ou tocar em lugares sem necessidade;
  • evite contato e não fique próximo de quem está tossindo;
  • higienize as mãos a cada 30 minutos ou sempre que tocar em algo;
  • sempre que der uma parada, lave bem as mãos com água e sabão. Esfregue bem entre os dedos e lave até os punhos;
  • após usar o banheiro, lave bem as mãos, use papel-toalha ou o cotovelo para tocar na maçaneta e abrir a porta;
  • higienize bem o volante, o câmbio, o freio de mão e o painel do caminhão;
  • se possível, utilize talheres e pratos descartáveis ou tenha seus próprios utensílios para fazer refeições na estrada;
  • nunca compartilhe suas toalhas, sejam elas de banho ou de rosto.

Como realizar entregas de mercadorias durante a pandemia do coronavírus?

Os órgãos sanitários já determinaram que o isolamento social é a maneira mais eficiente para combater o contágio. 

Pensando nisso, as empresas do setor de transporte estão ajustando a operação de entregas de mercadoria durante a pandemia, visando reduzir ao máximo o contato entre as pessoas.

Abaixo, listamos algumas práticas a serem adotadas pelos entregadores ao entregar um produto:

  • evite contato físico com o cliente;
  • mantenha, pelo menos, um metro de distância da outra pessoa;
  • evite levar a mão ao rosto entre uma entrega e outra.
  • sempre higienize as mãos antes e depois de realizar as entregas.
  • não compartilhe objetos pessoais. Oriente o cliente a assinar o recibo com a sua própria caneta;
  • lembre ao consumidor sobre a importância de limpar as embalagens antes de utilizar os produtos.

Gostou das dicas de entregas de mercadoria durante a pandemia? Veja como a Picorelli Transportes pode te ajudar neste momento. 

 

 

 

 

 

 



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