Preciso reduzir os custos com transporte rodoviário, e agora?

20/ 09/ 2019 - 3H 56 - [email protected]

Gerenciar processos logísticos precisa de expertise para evitar gastos fora do orçamento. O grande desafio dos gestores de logística é alcançar a eficiência no processo e fazer com que a empresa gire de forma alinhada. 

As empresas precisam dos transportes de cargas para o seu crescimento, expansão e reconhecimento da marca. Porém, como crescer sem perder a qualidade?

A vantagem do transporte rodoviário te dá um mundo de opções de trajetos.  Nesse emaranhado de caminhos, às vezes é difícil encontrar soluções simples para reduzir os custos, e ao mesmo tempo, não trazer um valor negativo para o seu produto. Então confere aí algumas dicas para vencer essa dificuldade. 

Como reduzir custos com transporte rodoviário

Integre e Centralize

Invista em um sistema de informações que dê suporte para a vazão do fluxo de informações. Otimizar o processo, ter um base de cadastros e uma busca por  dados de forma rápida, facilita e reduz muito a duração de um trabalho.

Conheças as suas rotas

Mapear as rotas que são frequentemente solicitadas é importante para o gerenciamento dos transportes. Ter essa informação em mãos ajuda em processos internos que, bem organizados, podem ser elaborados de forma estratégica, e consequentemente, reduzir os custos. A organização dos pedidos de cargas é fundamental para o processo logístico. 

Utilize a automação logística

A ferramenta:

1 – Faz a contagem dos produtos

2 – Lê os códigos de barras à distância.

3 – Monitora o processo logístico

4 – Promove agilidade

5 – Reduz os custos

6 – Integra os processos

Invista em embalagens

Embalagens apropriadas levam  o produto no interior do veículo de forma segura até o local da entrega, conservando-o e evitando que sofra impactos violentos.

Produtos mal embalados podem causar custos inimagináveis. Por exemplo: necessidade da troca do produto, devolução do produto para a empresa, fazer o mesmo trajeto duas vezes, e com chances reais de perder o cliente. Não corra esse risco!

Terceirize o transporte

O mercado conta com várias empresas especializadas no transportes de cargas. Não ter que se preocupar com aquisição e manutenção de veículos, ou gastar combustível que estava fora do budget, e mais ainda,  não ter multas ou riscos de perda de cargas, já que a maioria das transportadoras oferecem seguros, é uma ótima forma de diminuir os gastos da logística. Avalie e faça uma cotação online.

Não deixe de reestruturar o gerenciamento de alguns processos que podem facilitar sua gestão e melhorar o seu planejamento estratégico. 

Nossa equipe está à disposição para desenvolver a melhor solução para sua empresa. Entre em contato e seja nosso parceiro!

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Prevenção ao coronavírus nas empresas: 1 guia para gestores

Medidas de prevenção ao coronavírus nas empresas? Este é um assunto extremamente importante e que se faz necessário abordar nesse momento. 

Afinal, a chegada do coronavírus alterou a rotina de trabalho interna de trabalho de diversas companhias, que chegaram a adotar o home office e horários alternativos para limitar o trânsito nos escritórios.

No entanto, existem os casos em que o trabalho presencial é essencial, o que obriga as empresas a redobrar os cuidados e adotar regras para o contato, como uma distância mínima entre os funcionários, por exemplo.

Mas o que mais pode ser feito para evitar o avanço do coronavírus no ambiente de trabalho da sua empresa? Continue a leitura para descobrir!

Medidas de prevenção ao coronavírus nas empresas: o que fazer?

Como já dissemos, por mais que a maioria das companhias tenham adotado medidas de prevenção ao coronavírus nas empresas, como o trabalho remoto, certos tipos de atividades necessitam da presença humana.

É o caso do transporte de cargas, por exemplo, considerado uma atividade essencial e que necessita de pessoas para a sua execução.

Aqui na Picorelli nós temos trabalhado, sobretudo, de forma preventiva, orientando motoristas, caminhoneiros e todos os colaboradores, tanto no manuseio da carga, quanto na hora da entrega do produto.

Até porque, os órgãos de saúde já comprovaram que o ambiente de trabalho é um local com grande potencial de multiplicação do vírus, uma vez que as pessoas ficam juntas por horas, conversando umas com as outras e compartilhando documentos, equipamentos e outros materiais que podem alojar o vírus.

Diante desse cenário, fica cada vez mais evidente que as empresas precisam ter um plano para evitar que a doença se propague, com foco na orientação e disseminação das informações certas.

Então, quais medidas de prevenção ao coronavírus nas empresas adotar? Confira abaixo o guia para gestores que preparamos. 

1- Oriente seus colaboradores

A principal ação para prevenção ao coronavírus nas empresas ou em qualquer lugar é a higienização frequente das mãos, seja com água e sabão ou álcool 70%. 

Disponibilize dispensadores de álcool em gel ou desinfetante para as mãos no local de trabalho e certifique-se que eles estejam abastecidos.

É importante que os empregadores estimulem a adoção de hábitos saudáveis e de prevenção  por meio de campanhas internas, como folhetos informativos com as instruções para a lavagem correta das mãos, principalmente nos banheiros, além de reforçar a importância ter cuidados ao tossir e espirrar.

Além disso, é sempre importante reforçar e verificar se os funcionários estão trabalhando seguindos as distâncias mínimas de contato.

Equipes de medicina do trabalho e gestão de pessoas também devem estar capacitadas para orientar e tirar dúvidas dos funcionários.

2- Promova a higiene respiratória

Além de orientar sobre a necessidade de manter distância, ter cuidado ao tossir e espirrar e usar máscaras, é preciso disponibilizar também lenços descartáveis em diversos locais do ambiente de trabalho para o empregado assoar o nariz ou tossir sem espalhar gotículas com vírus. 

Lixeiras com tampa precisam estar próximas aos colaboradores para jogar fora o papel adequadamente.

Cadeiras, mesas, telefones, teclados computadores e outros equipamentos precisam ser higienizados com pano e desinfetante regularmente.

3- Cuide de seus colaboradores

Funcionários com condições médicas que aumentam o risco de complicações da covid-19 merecem atenção especial. Portanto, é recomendável que eles sejam afastados ou façam trabalho remoto neste período.

Colaboradores que apresentarem os sintomas de COVID-19 devem ser orientados a procurar os serviços de saúde e não ir, em hipótese alguma, trabalhar, mesmo que seja sintomas leves.

Viagens nacionais e internacionais devem ser canceladas, Enquanto que aquelas consideradas essenciais devem passar por avaliação. Se possível, adie para outro momento ou busque uma solução digital para tratar este assunto.

Substitua reuniões físicas por videoconferências e flexibilize a escala de trabalho para evitar que os funcionários utilizem o transporte público em horário de pico.

4- Reduzir impactos

As empresas devem estudar sua operação para entender quais aspectos de sua atividade podem ser afetados pela epidemia e o que fazer para minimizar os efeitos. Por exemplo:

  • criar comitês de crise que dialoguem com todos os setores;
  • Identificar fornecedores alternativos para não interromper o funcionamento da empresa;
  • estar sempre monitorando a situação.

5- Planejar

As organizações devem traçar cenários possíveis e esboçar atitudes a serem adotadas, sempre pensando nas pessoas e na manutenção das suas operações.

Recomenda-se avaliar também as políticas para o eventual cancelamento das atividades fornecidas, como eventos e viagens programados para os próximos meses.

É importante ressaltar que qualquer atitude deve ser adotada com base nas recomendações das autoridades de saúde, mas é certo que se as ações sugeridas forem seguidos, funcionários e o negócio como um todo estará mais protegido.

Quais outras dicas de prevenção ao coronavírus nas empresas você gostaria de compartilhar conosco? Deixe um comentário.

Como realizar entregas de mercadorias durante a pandemia do coronavírus?

Como realizar entregas de mercadorias durante a pandemia com segurança? É provável que esse seja o principal desafio das empresas de transporte em tempos de isolamento social, em que o contato direto entre pessoas deve ser evitado.

Com a crescente no comércio eletrônico, que registrou, em março, aumento de 42,31% em relação ao mesmo período do ano passado, fica cada vez mais evidente que é importante encontrar medidas para lidar com o aumento da demanda, e ainda proteger funcionários, entregadores e os clientes que vão receber as mercadorias.

Então, o que fazer na hora da entrega? Quais precauções tomar para evitar a propagação do vírus? Continue a leitura para saber isso e muito mais.

Acompanhe!

Qual a situação do transporte rodoviário em meio à pandemia de Covid-19?

Em virtude da fácil disseminação do novo coronavírus, diversos estados e municípios adotaram a quarentena, visando limitar a circulação de pessoas. 

Com isso, alguns estabelecimentos comerciais tiveram de ser fechados, sendo permitida a abertura apenas para os considerados essenciais para a subsistência, como as atividades médicas e de segurança, por exemplo. 

No fim de março, o presidente Jair Bolsonaro incluiu, por meio do decreto federal nº 10.282, o serviço de transporte de carga na categoria de atividade essencial.

Até porque, o fato de estarem impossibilitadas de irem às ruas faz com que as pessoas recorram ao comércio eletrônico para comprar comida, roupas, eletrodomésticos, o que certamente está gerando um aumento massivo no número de entregas a serem feitas no país.

Diante da alta demanda oriunda, principalmente, do setor e-commerce, ​o modal rodoviário, que já é o mais utilizado no país​, se torna ainda mais essencial, para que o abastecimento de mercadorias, bem como o de insumos indispensáveis no período, como alimentos, remédios e materiais hospitalares, seja suprido.

No entanto, para continuar a​ trabalhar com segurança nas entregas de mercadoria durante a pandemia​, muitos cuidados são necessários para evitar o contágio e preservar a saúde dos profissionais que estão na linha de frente para garantir o abastecimento de toda população. 

Quais são os cuidados a serem seguidos durante o transporte das mercadorias?

As medidas mais eficazes para garantir que o transporte de mercadorias em meio à pandemia seja feito de forma segura são as mesmas para qualquer ação que visa conter o vírus. 

Lavar as mãos com água e sabão ou higienizar com álcool 70% regularmente, evitar o contato físico e utilizar máscaras de proteção são fundamentais para evitar a contaminação. 

Além disso, caminhoneiros e transportadores devem seguir outras recomendações, como, por exemplo, desinfectar constantemente objetos e superfícies tocadas com frequências.

Outros cuidados recomendados são:

  • não cumprimente pessoas com apertos de mão, abraços ou beijos. Mantenha sempre um metro de distância;
  • cubra boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogue-o no lixo;
  • evite se apoiar ou tocar em lugares sem necessidade;
  • evite contato e não fique próximo de quem está tossindo;
  • higienize as mãos a cada 30 minutos ou sempre que tocar em algo;
  • sempre que der uma parada, lave bem as mãos com água e sabão. Esfregue bem entre os dedos e lave até os punhos;
  • após usar o banheiro, lave bem as mãos, use papel-toalha ou o cotovelo para tocar na maçaneta e abrir a porta;
  • higienize bem o volante, o câmbio, o freio de mão e o painel do caminhão;
  • se possível, utilize talheres e pratos descartáveis ou tenha seus próprios utensílios para fazer refeições na estrada;
  • nunca compartilhe suas toalhas, sejam elas de banho ou de rosto.

Como realizar entregas de mercadorias durante a pandemia do coronavírus?

Os órgãos sanitários já determinaram que o isolamento social é a maneira mais eficiente para combater o contágio. 

Pensando nisso, as empresas do setor de transporte estão ajustando a operação de entregas de mercadoria durante a pandemia, visando reduzir ao máximo o contato entre as pessoas.

Abaixo, listamos algumas práticas a serem adotadas pelos entregadores ao entregar um produto:

  • evite contato físico com o cliente;
  • mantenha, pelo menos, um metro de distância da outra pessoa;
  • evite levar a mão ao rosto entre uma entrega e outra.
  • sempre higienize as mãos antes e depois de realizar as entregas.
  • não compartilhe objetos pessoais. Oriente o cliente a assinar o recibo com a sua própria caneta;
  • lembre ao consumidor sobre a importância de limpar as embalagens antes de utilizar os produtos.

Gostou das dicas de entregas de mercadoria durante a pandemia? Veja como a Picorelli Transportes pode te ajudar neste momento. 

 

 

 

 

 

 



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