Preciso reduzir os custos com transporte rodoviário, e agora?

20/ 09/ 2019

Gerenciar processos logísticos precisa de expertise para evitar gastos fora do orçamento. O grande desafio dos gestores de logística é alcançar a eficiência no processo e fazer com que a empresa gire de forma alinhada. 

As empresas precisam dos transportes de cargas para o seu crescimento, expansão e reconhecimento da marca. Porém, como crescer sem perder a qualidade?

A vantagem do transporte rodoviário te dá um mundo de opções de trajetos.  Nesse emaranhado de caminhos, às vezes é difícil encontrar soluções simples para reduzir os custos, e ao mesmo tempo, não trazer um valor negativo para o seu produto. Então confere aí algumas dicas para vencer essa dificuldade. 

Como reduzir custos com transporte rodoviário

Integre e Centralize

Invista em um sistema de informações que dê suporte para a vazão do fluxo de informações. Otimizar o processo, ter um base de cadastros e uma busca por  dados de forma rápida, facilita e reduz muito a duração de um trabalho.

Conheças as suas rotas

Mapear as rotas que são frequentemente solicitadas é importante para o gerenciamento dos transportes. Ter essa informação em mãos ajuda em processos internos que, bem organizados, podem ser elaborados de forma estratégica, e consequentemente, reduzir os custos. A organização dos pedidos de cargas é fundamental para o processo logístico. 

Utilize a automação logística

A ferramenta:

1 – Faz a contagem dos produtos

2 – Lê os códigos de barras à distância.

3 – Monitora o processo logístico

4 – Promove agilidade

5 – Reduz os custos

6 – Integra os processos

Invista em embalagens

Embalagens apropriadas levam  o produto no interior do veículo de forma segura até o local da entrega, conservando-o e evitando que sofra impactos violentos.

Produtos mal embalados podem causar custos inimagináveis. Por exemplo: necessidade da troca do produto, devolução do produto para a empresa, fazer o mesmo trajeto duas vezes, e com chances reais de perder o cliente. Não corra esse risco!

Terceirize o transporte

O mercado conta com várias empresas especializadas no transportes de cargas. Não ter que se preocupar com aquisição e manutenção de veículos, ou gastar combustível que estava fora do budget, e mais ainda,  não ter multas ou riscos de perda de cargas, já que a maioria das transportadoras oferecem seguros, é uma ótima forma de diminuir os gastos da logística. Avalie e faça uma cotação online.

Não deixe de reestruturar o gerenciamento de alguns processos que podem facilitar sua gestão e melhorar o seu planejamento estratégico. 

Nossa equipe está à disposição para desenvolver a melhor solução para sua empresa. Entre em contato e seja nosso parceiro!

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O que é B2B?

As expressões B2B e B2C determinam o tipo de cliente para o qual um produto ou serviço é destinado. No caso do B2B (Business to Business), as transações são feitas entre duas empresas. Ou seja, uma empresa que presta serviço ou vende algo para outra. Já o B2C (Business to Commerce) a venda é feita para o consumidor final, tendo como objetivo apenas o consumo. 

Para o modelo B2B pode-se definir como um negócio de empresa para empresa, em que uma é o fornecedor e a outra é o cliente. O principal fator que difere o que é B2B do modelo B2C está justamente no tipo de cliente que adquire o produto ou serviço. A escolha entre B2B ou B2C é de extrema importância, pois determina ainda quais serão as estratégias adotadas para estabelecer um relacionamento com os clientes e aumentar as vendas. 

Quando se trata do transporte, podemos encontrar algumas diferenças para as empresas que trabalham com um tipo de modelo ou com o outro. 

  • Os transportes em B2B geralmente ocorrem levando-se em consideração um certo nível de “urgência” para atendimento aos clientes. Isto ocorre devido a possibilidade da entrega do pedido dentro do prazo ser um requisito para que a produção do cliente não seja interrompida por falta de materiais. A modalidade business to business possui uma tendência para pedidos maiores no formato de lotação. Porém, entende-se também que o transporte de cargas fracionadas para o B2B possa ser uma modalidade interessante para que as empresas facilitem os processos de entregas, ainda mais com cargas que não ocupam todo espaço do veículo. Isso facilitará o sistema de distribuição de suas mercadorias de modo a reduzir os seus respectivos custos e mantendo-se toda a qualidade e segurança necessária. Vale lembrar que uma das mais relevantes vantagens do transporte de cargas fracionadas refere-se aos custos dos fretes nessa modalidade, que por sua vez, costumam ser mais em conta dado que os mesmos são divididos entre os clientes que estão sendo atendidos, diminuindo assim, os custos das operações.
  • Os transportes em B2C trabalham, na maioria das vezes, com cargas de pequeno porte e em maior número. Este fato torna possível o aproveitamento da melhor forma a capacidade da frota, destinando mais de um veículo para a realização das entregas. Dessa forma, os fretes podem ser diferenciados em fracionados ou enquadrados na modalidade lotação, ambos buscando a forma mais eficaz para a otimização da operação. 

Devido a estas diferenças, não podemos definir um modelo de transporte “único” que seja o ideal para cada um destes dois tipos de atendimento. No caso dos modelos B2B, em cada tipo de negócio existem particularidades relacionadas ao tipo de produto, atendimento, demanda, especificações técnicas e necessidade de reposição que deverão ser levados em consideração no momento da opção do tipo de transporte. Por sua vez, o modelo B2C, apesar de ter uma tendência para atuação com modelos de transportes fracionados, também poderá optar por transportes via lotação de acordo com as especificações do transporte a ser realizado.

A Picorelli Transportes possui foco no atendimento ao mercado B2B. Se sua empresa precisa de prazo e comprometimento, veja nossas cidades atendidas pelo nosso site e entre em contato! 

Fonte:

BSOFT, Confira o que é o modelo de distribuição B2B e suas especificações; Disponível em: https://bsoft.com.br/blog/distribuicao-b2b/Acesso em 02 de maio de 2021



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