
Dicas de segurança para caminhoneiros durante a pandemia da COVID-19
10/ 04/ 2020
O fato de passar a maior parte do dia sozinho na cabine do caminhão não torna o caminhoneiro imune ao coronavírus. Durante as parada, seja para carregar, descarregar, comer, abastecer ou ir no banheiro, as chances de contágio são grandes. Por isso, é importante seguir medidas de segurança para caminhoneiros durante a pandemia.
Ainda mais que, na maioria das vezes, a estrutura oferecida para os estradeiros é precária.
Diante desse cenário, garantir a própria higiene e proteção se torna uma tarefa bem difícil.
Foi pensando nisso que elaboramos esse material. Aqui você vai ter informações sobre:
- como prevenir o coronavírus;
- sintomas;
- o que fazer se ficar doente durante uma viagem;
- quais estabelecimentos estão funcionando nas estradas.
Continue lendo para saber mais!
Quais são as medidas de segurança para caminhoneiros durante a pandemia?
A mais importante medida de segurança para caminhoneiros durante a pandemia continua sendo a mesma para todas as situações: lave as mãos!
Sempre que parar em um local que possua uma pia, procure lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Esfregue as palmas, entre os dedos e nas pontas, debaixo das unhas e nos punhos.
Um outro aliado caso não tenha água e sabão é o álcool em gel.
Mantê-lo no caminhão e usar sempre antes e depois de contatos externos com clientes e pessoas é muito importante para evitar o contágio.
Evite o contato físico
Embora manter a cordialidade e a educação seja de extrema importância, esse não é o momento ideal para o contato físico, e certamente as pessoas entenderão caso você não as cumprimente como de costume.
Como forma de segurança para caminhoneiros durante a pandemia, evite apertos de mãos, abraços ou beijos nesse período, e mantenha um metro de distância.
Fique longe de pessoas tossindo e, nesses casos, se possível, oriente que elas usem máscaras.
Afinal, a distância é sua aliada durante as operações.
Higienize seu veículo
Higienizar o ambiente faz parte das dicas de segurança para caminhoneiros durante a pandemia. Por isso, desinfete as superfícies do veículo tocadas frequentemente, como o volante, o câmbio, o freio de mão e o painel do seu caminhão.
Para isso, use água e sabão ou álcool que tenha concentração superior a 70%.
Não compartilhe o telefone
Se você utiliza o celular para colher a assinatura do cliente no momento da entrega, evite compartilhá-lo.
Preencha você mesmo com o nome completo e documento do recebedor da entrega e as demais informações, e limpe seu celular com álcool em gel antes e depois de cada operação.
Cuidado ao se alimentar nos restaurantes
Utilize talheres e pratos descartáveis ou tenha seus próprios utensílios para fazer refeições na estrada.
Isso porque o coronavírus também passa pela saliva. Se os pratos e talheres não estiverem bem lavados, podem aumentar o risco de contágio.
Atenção com os banheiros
Você não precisa deixar de usar os banheiros dos postos.
Pode tomar banho e utilizar o sanitário tranquilo, desde que lave as mãos adequadamente após colocá-las em torneiras, na própria tampa do vaso ou em qualquer outra superfície.
Use papel-toalha ou o cotovelo para tocar na maçaneta e abrir a porta.
Não se esqueça, nunca compartilhe suas toalhas, sejam elas de banho ou de rosto.
Sua saúde também é importante!
Além de seguir as dicas de higiene, que são fundamentais como segurança para caminhoneiros durante a pandemia, você também deve manter a saúde em dia.
Controle a diabetes, hipertensão ou outras doenças crônicas, pois a maior parte das mortes ou internações causadas pelo coronavírus está relacionada a doenças pré-existentes e à idade do paciente.
O que devo fazer se apresentar sintomas durante uma viagem?
Caso você apresente sintomas leves, como tosse, febre baixa, dor no corpo, que são parecidos com um resfriado ou gripe, e mesmo assim você estiver se sentindo bem, informe à empresa ou transportadora o quanto antes, e fique em casa.
Nesse caso, não é preciso procurar atendimento de saúde, mas é importante ficar de repouso, lembrando sempre de observar a evolução dos sintomas.
Porém, se esses sintomas brandos se manifestarem enquanto estiver em viagem, use máscara.
Mas se a febre aumentar e você tiver desconforto respiratório, cansaço extremo e os batimentos do coração acelerarem, aí é hora de procurar um médico.
Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sintomas do coronavírus podem ser facilmente confundidos com os de uma gripe ou resfriado.
Em geral, eles são leves e se manifestam como febre, cansaço e tosse seca.
Alguns pacientes também podem ter dores, congestão nasal, corrimento nasal, dor de garganta ou diarréia.
Ainda existe a situação em que as pessoas são infectadas, mas não chegam desenvolver sinais da doença.
Entretanto, pessoas idosas ou com doenças crônicos, como pressão alta, problemas cardíacos ou diabetes, têm maior probabilidade de desenvolver problemas graves, como:
- dificuldade para respirar;
- falta de ar;
- insuficiência pulmonar;
- choque séptico;
- falência de órgãos.
Se não tiverem acompanhamento médico correto, tais condições podem levar à morte.
O coronavírus tem impactado o funcionamento de postos, restaurantes ou borracharias?
O coronavírus vem modificando o funcionamento de muitos serviços, ocasionando o fechamento de diversos estabelecimentos.
Na maioria dos casos, a suspensão acontece por decretos municipais que visam limitar o trânsito de pessoas e evitar a propagação do vírus.
Dados da plataforma Repom, pertencente à Edenred, mostram que em um universo de mais de 5 mil estabelecimentos de alimentação localizados em rodovias nos 27 Estados brasileiros, 68% deles permanecem funcionando.
Em relação às lojas de conveniência, 65% delas operam normalmente nas estradas.
Enquanto isso, 97% dos postos de combustível mantêm disponível a estrutura para higiene aos caminhoneiros, com banheiros e chuveiros abertos ao público.
A Repom foi desenvolvida justamente para disponibilizar informações essenciais para os cerca de 2 milhões de caminhoneiros que atuam no Brasil neste momento de crise do coronavírus.
Por meio dela, é possível saber, em tempo real, quais e onde esses serviços estão funcionando. Acesse aqui
O governo federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e o Serpro – Serviço Federal de Processamento de Dados, também conta com um aplicativo importante para os caminhoneiros.
O InfraBr disponibiliza informações sobre o funcionamento de serviços essenciais nas rodovias.
Além disso, também é possível saber onde estão localizados postos de atendimento de distribuição de kits de higiene e de alimentação.
Disponível gratuitamente no App Store e no Google Play, o InfraBR já conta com as novas atualizações na aba “Coronavírus”.
Para quem preferir acessar pelo computador, o aplicativo também está disponível no site do Ministério da Infraestrutura.
O coronavírus tem impactado o funcionamento da Picorelli Transportes?
A Picorelli está funcionando com equipes reduzidas, tendo em vista a pandemia. Porém, estamos atentos e atendendo as orientações do Ministério da Saúde e disponibilizando para os colaboradores máscaras, álcool, informativos e ações de conscientização.
Caso precise de apoio com entrega ou coleta, veja os contatos de nossas filiais aqui! Estamos fazendo o possível para atender às demandas, no entanto temos dificuldades de rotas, circulação e acesso em diversas cidades.
O momento exige precaução e cautela às determinações nos Estados onde atuamos e seus municípios. Portanto, podem haver atrasos em nossos prazos de entrega.
Agradecemos a compreensão de todos.
Gostou das dicas de segurança para caminhoneiros durante a pandemia da COVID-19? Deixe uma mensagem para nós!
Leia Também

Já pensou você chegando em sua empresa, para um dia normal de trabalho e não ter papel para imprimir um contrato? E se faltar aquele material que é extremamente importante para a produção daquele pedido enorme que sua empresa recebeu? Esses são apenas pequenos exemplos de problemas que podem ser gerados pela falta de gestão de materiais.
Toda empresa tem necessidades do consumo de suprimentos. Desde materiais de escritório, até insumos e matérias-primas essenciais para a produção. A falta de materiais pode impactar de forma muito significativa nas atividades cotidianas, além de poder gerar grandes perdas e prejuízos para a empresa.
Visando minimizar tais problemas, a Gestão de Materiais tem como objetivo não somente ter a certeza de que todos os materiais estarão disponíveis, mas também a se planejar financeiramente e logisticamente, ajudando a alcançar o tão almejado equilíbrio econômico.
Os 3 Pilares da Gestão de Materiais
Podemos dividir a Gestão de Materiais em 3 principais pilares:
Gestão de Compras:
Assim como a maioria das empresas investem e fazem diversos treinamentos em vendas, o mesmo deve ser aplicado nas compras. A compra de materiais é parte vital para o pleno funcionamento das atividades diárias, além de ter grande impacto econômico nos cofres da empresa.
Para que se tenha sucesso nessa atividade, é necessário que se tenha uma gestão precisa. O momento da compra deve ser estipulado de acordo com a demanda, diversas vezes guiadas pelo estoque da empresa. Estoques baixos geram riscos altos de falta de produtos e insumos, porém, um grande volume estocado gera um custo muito alto de armazenagem para a empresa. É necessário determinar o momento certo para que seja efetuada a compra, visando manter insumos suficientes para o funcionamento pleno e que seja suficiente para suportar a produção até o próximo pedido chegar de fato.
A gestão de compras está diretamente ligada a gestão de estoques e logística, pois é a partir destes dois que será definido o momento ideal de compra, além da quantidade de material que deverá ser adquirido.
Gestão de Estoque:
A gestão de estoque é responsável por manter o estoque necessário para que haja materiais a disposição para uso. Além disso, é necessário um contato muito próximo com os setores requisitantes, pois é através desse alinhamento que será definido o nível ideal de estoque de cada produto, o período em que esse estoque será suficiente e quando deverá ser realizada o pedido de compra.
Diversas empresas utilizam softwares que auxiliam no controle de entrada e saída de materiais, gerando dados precisos da real situação do estoque. Porém, controles sem o uso de softwares também são possíveis. O mais importante é que se tenha o controle de todos os materiais que entram e saem da empresa. Esses dados são fundamentais para que a estratégia de estoque seja bem-sucedidas.
Gestão de Logística e Distribuição:
A gestão de logística e distribuição é responsável por realizar o controle físico dos materiais, estocagem, gestão de armazéns e distribuição. Sendo assim, é de responsabilidade da logística determinar o local de armazenamento, a organização inteligente e endereçamento desses produtos de forma a deixá-los mais acessíveis, visando minimizar tempo de locomoção, transferências e localização. Além disso, também é necessária uma gestão voltada para a distribuição eficiente dos produtos até ao cliente, visando manter sempre a organização dos estoques, separação dos pedidos de acordo com as rotas de entrega, entre outros.
Procedimentos Práticos para implementação
Organizar Produtos
Muitos problemas ocorrem devido à falta de organização do estoque. Isso pode ocasionar perdas de mercadorias, dificuldades na localização e controle, aumentando as chances de erros acontecerem.
Para evitar que isso ocorra, algumas atitudes simples podem ser implementadas:
- Criar endereços nos estoques e identifica-los visualmente, para que as mercadorias sejam estocadas sempre no mesmo local, facilitando sua localização;
- Separar os itens por categoria, utilizando etiquetas e código de barras para identificação dos produtos. Isso permite a implementação de registros de forma automática, auxiliando na localização e rastreamento da mercadoria;
- Definir o local dos produtos de acordo com o tamanho e peso, visando facilitar o manuseio. Não é aconselhável colocar caixas pesadas em locais altos, por exemplo;
- Manter o local limpo;
- Fornecer espaço suficiente para que as mercadorias sejam alocadas de forma segura e adequada.
Controle de Estoque
Os materiais que entram na empresa precisam ser controlados. Se houver uma compra de 300 lápis, é fundamental registrar todas as unidades. É o registro que irá mostrar a fotografia da quantidade disponível de determinado material naquele momento. Caso não haja esse registro, ou ele seja feito de forma equivocada, haverá risco inerente de falta de material e/ou compra em excesso, gerando prejuízos financeiro.
O controle de estoque, quando bem realizado, auxilia na definição do momento e na quantidade correta a ser comprada, gerando impactos positivos não só financeiramente, mas também na produtividade e execução das tarefas de toda a empresa, pois diminuiria muito as ocorrências de faltas de insumos e compras emergenciais com valores sabidamente mais altos.
Planejamento de Compras
A compra de materiais é algo indispensável em qualquer empresa. É ela que fornece insumos para produção, materiais para uso diários, dentre tantos outros. Para que seja executada de forma eficiente, é importante que haja um planejamento. Para isso, precisamos levar em consideração alguns fatores: O primeiro é o nível de estoque. Através dele que será indicado quando e quanto comprar. Em segundo lugar, é necessário que haja um planejamento financeiro. Fatores como prazo de pagamento, dia de vencimento e etc. são importantes para que os gastos sejam controlados e estejam de acordo com o capital disponível pela empresa. Por último, é necessário o planejamento de espaço físico para recebimento e armazenamento da mercadoria. Falhas nesse ponto podem ocasionar a recusa de entrega, comprometendo as atividades da empresa.
Relacionamento com Parceiros
O bom relacionamento com clientes e fornecedores é uma prática que gera grandes benefícios. Um relacionamento transparente e justo ajuda na negociação de prazos, vencimentos, além de poderem ser fundamentais na participação da solução situações não programadas, sem comprometer a credibilidade de sua marca.
Atividades do profissional de Gestão de Materiais
O profissional que atua na Gestão de Materiais, de forma geral, atua no controle, armazenamento e distribuição dos materiais, como:
- Seleção de fornecedores;
- Controle de estoque, gerindo entrada e saída de materiais;
- Emissão da ordem de compra;
- Definição de estoques mínimos e máximos;
- Realização de inventário;
- Gerenciamento dos Almoxarifados
Importância da Logística na Gestão de Materiais
O Brasil é um país com proporções continentais. Com isso, nem sempre o seu fornecedor ou cliente estará próximo de onde você está localizado. Além do tempo gasto na produção, é necessário levar em consideração o tempo que será necessário para que a mercadoria seja transferida do seu fornecedor até a sua empresa ou até ao cliente. A escolha de uma transportadora que possua experiência no mercado, prazo e qualidade no serviço prestado é algo fundamental para auxiliar em uma gestão de materiais eficiente. Com isso, evita-se a necessidade de contratação de transportes de última hora, gerando maiores gastos para a sua empresa. Porém, nessa escolha, é importante que a transportadora, além de enviar cargas em um prazo que atenda a necessidade de sua empresa em situações normais, também ofereça o serviço de transporte expresso e dedicado, garantindo que tanto as vendas de mercadorias, quanto compras de suprimentos, sejam entregues em um curto período de tempo, mesmo em situações em que ocorram problemas inesperados.
Seja em situações cotidianas, ou em momentos em que há urgências de entregas, nós, da Picorelli, estamos preparados para oferecer tanto o transporte dedicado, quanto o fracionado, garantindo qualidade, agilidade e segurança para suas cargas. Ficou interessado? Entre em contato conosco!