
Como escolher embalagem para transporte rodoviário
30/ 07/ 2020
A escolha de uma embalagem para transporte rodoviário pode resultar no sucesso ou no fracasso da operação. Até porque, será ela a responsável por proteger o produto durante sua movimentação até que chegue ao consumidor final.
Por isso, quando se ressalta a importância de escolher bem a embalagem, é fundamental levar em conta que durante o processo logístico, ela será carregada, armazenada em prateleiras, acomodada em pallets e nos diversos meios de transporte previstos no projeto da distribuição do produto.
Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de embalagens, com formato, tamanho e composições diferentes. Mas com tantos tipos de embalagens logísticas à sua disposição, como saber qual você deve usar?
Para descobrir essa resposta, prossiga com a leitura!
Quais são as características da embalagem ideal?
Como já explicamos, a embalagem para transporte rodoviário tem a função de acondicionar, proteger, conservar, transportar e armazenar o produto.
Por isso, não economize tempo ou dinheiro na hora de escolher.
O produto tem mesmo que chegar intacto ao destino. Pois do contrário, o seu cliente, loja ou distribuidor, não vai aceitar embalagens amassadas e o produto danificado.
Evidentemente que a escolha de uma transportadora de confiança e com experiência no mercado reduz o risco de avarias na carga.
Mas para ser uma boa embalagem, podemos dizer que ela precisa reunir quatro competências: marketing, design, meio ambiente e logística:
- Primeiramente, ser capaz de atrair e convencer o cliente acerca da qualidade e utilidade do produto e possuir um design condizente com o produto que apresenta;
- seguir um padrão que não cause danos ao meio ambiente, sendo extremamente aconselhável que seja reciclável e contribua para um mundo mais sustentável;
- ter características que facilitem sua movimentação e estocagem, para evitar avarias operacionais e perdas decorrentes da má operacionalidade e gestão.
Quais são os tipos de embalagens para transporte rodoviário?
Dentro da logística, a embalagem pode ser classificada em grupos. Conhecer o papel de cada um desses tipos facilita a escolha da embalagem para transporte rodoviario ideal para seus produtos.
Primária
Envolve diretamente o produto. É aquela que o cliente toca e que contém as informações sobre o item.
Podemos dizer, por exemplo, que o saco plástico de um açúcar que você vendeu se enquadraria como embalagem primária.
Secundária
Ela protege a primária. Na maioria das vezes, são embalagens maiores que usadas para armazenamento, transporte e manipulação manual.
No caso do açúcar citado acima, ela se equivale à caixa que acondiciona diversos pacotes de açúcar.
Terciária
A embalagem terciária tem como função agrupar diversas embalagens secundárias e prepará-las para o transporte.
Caixa de papelão, madeira ou plástico, são usadas no armazenamento, na movimentação manual e no transporte, pois agrupa um número maior de itens.
Quaternária
Facilita o armazenamento e a movimentação ou até mesmo a transposição de um lugar a outro.
Quinto nível
Embalagem especial usada para armazenamento ou transporte em longas distâncias. Comum no transporte internacional de cargas e também com extensor de estoque.
Como escolher embalagem para transporte rodoviário?
Como você já viu, o transporte de cargas de maneira eficiente está associado à escolha da embalagem adequada para cada tipo de produto e meio de transporte utilizado na entrega para o cliente.
A escolha é uma decisão estratégica que impacta diretamente nos resultados do setor. Por isso, tome cuidados e evite erros, pois podem trazer consequências financeiras para você.
Confira a seguir o que você deve observar ao escolher embalagem para transporte rodoviário.
1. Escolha a embalagem adequada para o produto
Existem mercadorias que vão exigir embalagens diferenciadas. Neste caso, você deve atentar às características de cada uma delas.
Por exemplo, no caso da embalagens para transporte rodoviário de alimentos e medicamentos, é preciso assegurar que, além de uma boa apresentação, elas sejam práticas, resistentes e protejam a saúde do consumidor.
2.Aposte em embalagens que ajudam o meio ambiente
Qual é o impacto ambiental que será causado pelo material escolhido? Essa é uma questão importante a ser pensada no momento de escolher embalagens para transporte rodoviário.
Afinal, cada vez mais nos preocupamos com o desenvolvimento sustentável e a preservação do ambiente, sendo necessário que cada empresa conheça o seu papel no processo de proteção.
3.Os custos das embalagens também são importantes
É essencial analisar as opções de embalagens disponíveis para que se possa comparar o custo e o benefício de cada uma delas.
Afinal, se você optar por uma embalagem mais cara, pode ser necessário repassar algum ao cliente, ocasionando o aumento do preço do produto.
4. Verifique se o tamanho do volume está compatível com o seu produto
A dimensão das mercadorias interfere diretamente no valor do frete. Portanto, ao acondicionar uma mercadoria pequena, em um volume muito grande, o valor a ser pago no transporte poderá ser mais elevado do que o necessário.
Fique atento!
Cuidados ao embalar uma mercadoria
Além da escolha da embalagem correta, você também deve ter atenção no momento de embalar o produto.
Para facilitar esse processo, é só você seguir as dicas abaixo. Confira:
- As mercadorias transportadas devem ter peso e dimensões compatíveis com os veículos da transportadora escolhida para realizar o frete;
- Certifique-se de que a embalagem esteja etiquetada com identificação do remetente (nome – local), destinatário (nome – local), Nº de Nota Fiscal ou Nº de Pedido e informações adicionais como fragilidades das mercadorias;
- Certifique-se de que a embalagem contenha informações sobre a posição adequada para acomodar o volume e sobre o fator de empilhamento (se o volume pode ser empilhado e qual deve ser o limite de volumes por pilha);
- Utilizando embalagens convencionais, o peso máximo por volume não deve passar de 150 kg, caso algum volume ultrapasse esse peso deve ser embalado em caixa ou engradado de madeira.
Agora você sabe que a embalagem para transporte é parte fundamental para o sucesso da logística e do transporte de cargas, aliado, logicamente, à contratação de uma transportadora de confiança.
Para saber mais sobre embalagem para transporte rodoviário e outras boas práticas de transporte de carga, visite nosso blog!
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Já pensou você chegando em sua empresa, para um dia normal de trabalho e não ter papel para imprimir um contrato? E se faltar aquele material que é extremamente importante para a produção daquele pedido enorme que sua empresa recebeu? Esses são apenas pequenos exemplos de problemas que podem ser gerados pela falta de gestão de materiais.
Toda empresa tem necessidades do consumo de suprimentos. Desde materiais de escritório, até insumos e matérias-primas essenciais para a produção. A falta de materiais pode impactar de forma muito significativa nas atividades cotidianas, além de poder gerar grandes perdas e prejuízos para a empresa.
Visando minimizar tais problemas, a Gestão de Materiais tem como objetivo não somente ter a certeza de que todos os materiais estarão disponíveis, mas também a se planejar financeiramente e logisticamente, ajudando a alcançar o tão almejado equilíbrio econômico.
Os 3 Pilares da Gestão de Materiais
Podemos dividir a Gestão de Materiais em 3 principais pilares:
Gestão de Compras:
Assim como a maioria das empresas investem e fazem diversos treinamentos em vendas, o mesmo deve ser aplicado nas compras. A compra de materiais é parte vital para o pleno funcionamento das atividades diárias, além de ter grande impacto econômico nos cofres da empresa.
Para que se tenha sucesso nessa atividade, é necessário que se tenha uma gestão precisa. O momento da compra deve ser estipulado de acordo com a demanda, diversas vezes guiadas pelo estoque da empresa. Estoques baixos geram riscos altos de falta de produtos e insumos, porém, um grande volume estocado gera um custo muito alto de armazenagem para a empresa. É necessário determinar o momento certo para que seja efetuada a compra, visando manter insumos suficientes para o funcionamento pleno e que seja suficiente para suportar a produção até o próximo pedido chegar de fato.
A gestão de compras está diretamente ligada a gestão de estoques e logística, pois é a partir destes dois que será definido o momento ideal de compra, além da quantidade de material que deverá ser adquirido.
Gestão de Estoque:
A gestão de estoque é responsável por manter o estoque necessário para que haja materiais a disposição para uso. Além disso, é necessário um contato muito próximo com os setores requisitantes, pois é através desse alinhamento que será definido o nível ideal de estoque de cada produto, o período em que esse estoque será suficiente e quando deverá ser realizada o pedido de compra.
Diversas empresas utilizam softwares que auxiliam no controle de entrada e saída de materiais, gerando dados precisos da real situação do estoque. Porém, controles sem o uso de softwares também são possíveis. O mais importante é que se tenha o controle de todos os materiais que entram e saem da empresa. Esses dados são fundamentais para que a estratégia de estoque seja bem-sucedidas.
Gestão de Logística e Distribuição:
A gestão de logística e distribuição é responsável por realizar o controle físico dos materiais, estocagem, gestão de armazéns e distribuição. Sendo assim, é de responsabilidade da logística determinar o local de armazenamento, a organização inteligente e endereçamento desses produtos de forma a deixá-los mais acessíveis, visando minimizar tempo de locomoção, transferências e localização. Além disso, também é necessária uma gestão voltada para a distribuição eficiente dos produtos até ao cliente, visando manter sempre a organização dos estoques, separação dos pedidos de acordo com as rotas de entrega, entre outros.
Procedimentos Práticos para implementação
Organizar Produtos
Muitos problemas ocorrem devido à falta de organização do estoque. Isso pode ocasionar perdas de mercadorias, dificuldades na localização e controle, aumentando as chances de erros acontecerem.
Para evitar que isso ocorra, algumas atitudes simples podem ser implementadas:
- Criar endereços nos estoques e identifica-los visualmente, para que as mercadorias sejam estocadas sempre no mesmo local, facilitando sua localização;
- Separar os itens por categoria, utilizando etiquetas e código de barras para identificação dos produtos. Isso permite a implementação de registros de forma automática, auxiliando na localização e rastreamento da mercadoria;
- Definir o local dos produtos de acordo com o tamanho e peso, visando facilitar o manuseio. Não é aconselhável colocar caixas pesadas em locais altos, por exemplo;
- Manter o local limpo;
- Fornecer espaço suficiente para que as mercadorias sejam alocadas de forma segura e adequada.
Controle de Estoque
Os materiais que entram na empresa precisam ser controlados. Se houver uma compra de 300 lápis, é fundamental registrar todas as unidades. É o registro que irá mostrar a fotografia da quantidade disponível de determinado material naquele momento. Caso não haja esse registro, ou ele seja feito de forma equivocada, haverá risco inerente de falta de material e/ou compra em excesso, gerando prejuízos financeiro.
O controle de estoque, quando bem realizado, auxilia na definição do momento e na quantidade correta a ser comprada, gerando impactos positivos não só financeiramente, mas também na produtividade e execução das tarefas de toda a empresa, pois diminuiria muito as ocorrências de faltas de insumos e compras emergenciais com valores sabidamente mais altos.
Planejamento de Compras
A compra de materiais é algo indispensável em qualquer empresa. É ela que fornece insumos para produção, materiais para uso diários, dentre tantos outros. Para que seja executada de forma eficiente, é importante que haja um planejamento. Para isso, precisamos levar em consideração alguns fatores: O primeiro é o nível de estoque. Através dele que será indicado quando e quanto comprar. Em segundo lugar, é necessário que haja um planejamento financeiro. Fatores como prazo de pagamento, dia de vencimento e etc. são importantes para que os gastos sejam controlados e estejam de acordo com o capital disponível pela empresa. Por último, é necessário o planejamento de espaço físico para recebimento e armazenamento da mercadoria. Falhas nesse ponto podem ocasionar a recusa de entrega, comprometendo as atividades da empresa.
Relacionamento com Parceiros
O bom relacionamento com clientes e fornecedores é uma prática que gera grandes benefícios. Um relacionamento transparente e justo ajuda na negociação de prazos, vencimentos, além de poderem ser fundamentais na participação da solução situações não programadas, sem comprometer a credibilidade de sua marca.
Atividades do profissional de Gestão de Materiais
O profissional que atua na Gestão de Materiais, de forma geral, atua no controle, armazenamento e distribuição dos materiais, como:
- Seleção de fornecedores;
- Controle de estoque, gerindo entrada e saída de materiais;
- Emissão da ordem de compra;
- Definição de estoques mínimos e máximos;
- Realização de inventário;
- Gerenciamento dos Almoxarifados
Importância da Logística na Gestão de Materiais
O Brasil é um país com proporções continentais. Com isso, nem sempre o seu fornecedor ou cliente estará próximo de onde você está localizado. Além do tempo gasto na produção, é necessário levar em consideração o tempo que será necessário para que a mercadoria seja transferida do seu fornecedor até a sua empresa ou até ao cliente. A escolha de uma transportadora que possua experiência no mercado, prazo e qualidade no serviço prestado é algo fundamental para auxiliar em uma gestão de materiais eficiente. Com isso, evita-se a necessidade de contratação de transportes de última hora, gerando maiores gastos para a sua empresa. Porém, nessa escolha, é importante que a transportadora, além de enviar cargas em um prazo que atenda a necessidade de sua empresa em situações normais, também ofereça o serviço de transporte expresso e dedicado, garantindo que tanto as vendas de mercadorias, quanto compras de suprimentos, sejam entregues em um curto período de tempo, mesmo em situações em que ocorram problemas inesperados.
Seja em situações cotidianas, ou em momentos em que há urgências de entregas, nós, da Picorelli, estamos preparados para oferecer tanto o transporte dedicado, quanto o fracionado, garantindo qualidade, agilidade e segurança para suas cargas. Ficou interessado? Entre em contato conosco!