Como as transportadoras cobram o frete? Saiba quais são as principais variáveis que impactam na composição do frete

31/ 12/ 2020

O transporte de mercadorias é algo fundamental para as empresas, indústrias e comércio. Através dele, é possível alcançar clientes em diversas localidades, sendo indispensável para o crescimento do negócio. Porém, os custos inerentes desse serviço nem sempre são fáceis de serem visualizados, sendo seus cálculos dependentes de diversos fatores e variáveis. Com isso, esse post visa trazer informações e conceitos importantes que fazem parte da composição do cálculo do frete, para que você possa entender melhor como tudo é realizado, facilitando o entendimento e permitindo que o seu planejamento de transporte seja feito de forma mais eficiente, evitando gastos desnecessários.


Cálculo do Frete
O cálculo do frete é composto por diversos fatores. Dentre eles, é necessário verificar em qual modalidade de transporte sua carga irá se enquadrar. Além disso, o peso, volume, origem, destino, valor da mercadoria dentre diversos outros fatores impactam diretamente no valor do
frete que será cobrado.

A seguir, mostraremos as modalidades de transportes mais utilizadas no mercado, bem como as variáveis que impactam no valor cobrado pelas transportadoras.


Modalidades de Transporte
Dedicada
A carga dedicada, ou então a fechada, é aquela em que o transporte se realiza em praticamente três etapas: Coleta, transferência e entrega. Nesta modalidade, a carga é coletada no fornecedor e entregue diretamente no destinatário, havendo somente a carga do contratante.


Fracionado
O transporte de carga fracionada é aquele no qual as mercadorias ocupam frações da capacidade total do veículo. Neste modelo, as transportadoras consolidam cargas de diversos clientes em um mesmo veículo, visando utilizar ao máximo a capacidade do caminhão. Diferentemente das cargas dedicadas e fechadas, no fracionado, a carga passa por mais etapas, consequentemente, necessita de um tempo maior para ser entregue.


Subcontrato
O subcontrato normalmente ocorre quando há trechos em que a transportadora não possui rotas frequentes, porém, consegue realizar o serviço com transportadoras parceiras. Essa prática é similar a uma terceirização, porém, é a transportadora que se responsabiliza por toda a gestão envolvida no processo.


Redespacho

O redespacho é muito similar ao subcontrato, com a diferença que a transportadora realiza uma etapa do transporte, recolhendo a mercadoria no remetente e contratando uma transportadora para realizar a entrega final da carga. Isso ocorre quando a transportadora não atende a totalidade do percurso, sendo necessário que haja a contratação de outra empresa para finalizar a rota. Esta é um procedimento muito importante para as empresas de transporte, pois permite com que ela faça parceria com outras empresas, permitindo aumentar a sua área de atuação.


Variáveis que impactam no valor do frete:
Distância
A distância é um fator extremamente importante para o cálculo do frete. Quanto maior a distância, maior será o tempo dedicado para a realização do transporte, podendo ser realizados em várias etapas. Esses fatores resultam em um maior trabalho para a transportadora, consequentemente, aumentando seus gastos.


Peso da carga
Os veículos de transporte possuem capacidade limitada. O peso da mercadoria influencia diretamente na quantidade de carga que poderá ser transportada em um caminhão. Além disso, quanto mais peso o veículo transporta, maiores são os desgastes do veículo e seu consumo de combustível. Sendo assim, é um fator crucial para a determinação do valor do frete.


Cubagem
Algumas mercadorias não possuem grandes pesos, porém, ocupam muito espaço no veículo. Dessa forma, mercadorias volumosas ocupam um espaço que poderia ser utilizado por diversas outras cargas que possuem um volume menor, porém mais pesadas. Para corrigir e tornar o cálculo mais justo, é aplicado o que no transporte é chamado de cubagem.


A cubagem visa converter o volume do caminhão em peso. Para isso, diversas transportadoras utilizam o fator de conversão da forma em que uma mercadoria de 300kg é equivalente a um espaço de 1 m³, podendo variar de uma transportadora para outra.
Ou seja: Se sua mercadoria possui 100 kg, mas a sua medida é de 1m x 1m x 1m, a transportadora irá considerar que ela possui 300 kg
De forma geral, para saber a cubagem da sua carga basta fazer a seguinte multiplicação: Altura (m) x Largura (m) x Profundidade (m) x Quantidade de volumes x Fator de conversão (normalmente 300kg).
O peso a ser utilizado será aquele que apresentar o maior valor entre a cubagem e o peso real.


Valor da Nota Fiscal

O valor da Nota Fiscal é importante ao se calcular o frete, pois ao embarcar mercadorias, as transportadoras contratam o seguro para a carga, que são calculados através do valor da nota fiscal. Além disso, dependendo do seu valor, pode ser necessária a contratação do serviço de escolta, que acompanhará o veículo durante todo o percurso, aumentando o
valor que será cobrado pelo frete.


Local de Coleta e Entrega
Podemos dividir o transporte em basicamente 3 etapas: Coleta, transferência e entrega. Porém, em alguns casos, é possível que o cliente entregue a mercadoria na unidade da transportadora. Essa é uma alternativa que traz maior agilidade no embarque das mercadorias. Porém, há casos em que a coleta e/ou entrega sejam de difícil acesso, ou então demandam muito tempo para realização do serviço, tais como fila de espera, agendamento de horário de carga e descarga, locais de difícil acesso para veículos pesados, dentre diversos outros fatores. Nestes casos, normalmente aplicam-se taxas de
dificuldade de coleta ou entrega, comumente chamadas de TDA (Taxa de Dificuldade de
Acesso) e TDE (Taxa de Dificuldade de Entrega). Estes valores variam de empresa para empresa, porém, é algo a ser considerado na composição do frete.


Taxas
De forma geral, além dos valores resultantes do peso da mercadoria e da distância em que ela irá percorrer, o frete ainda pode ser acrescido de algumas taxas, sendo as principais:
● TDA, TDE, TDC e TRT – Taxa de dificuldade de acesso, entrega, coleta e restrição de transito, respectivamente. Serão cobradas quando houverem situações em que há filas de entrega/coleta, serviços fora do horário comercial, locais com restrição de trânsito, dentre outros.
● Taxa de Paletização – É cobrada quando a transportadora é exigida a paletizar a carga quando a mesma vem solta do fornecedor.
● Taxa de armazenagem – É uma taxa cobrada quando o remetente ou destinatário solicita que a mercadoria fique armazenada no galpão da transportadora por um período além do prazo de entrega.
● Gerenciamento de Risco (GRIS) – Taxa cobrada para proteger a carga de furto ou roubo, geralmente aplicado sobre o valor total da nota fiscal.
Desta forma, podemos concluir que o cálculo do frete é composto por diversos fatores, porém, se bem planejado, é possível minimizar os custos.


A Picorelli Transportes está há 90 anos no mercado, prestando serviços ágeis e com qualidade.


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O que é B2B?

As expressões B2B e B2C determinam o tipo de cliente para o qual um produto ou serviço é destinado. No caso do B2B (Business to Business), as transações são feitas entre duas empresas. Ou seja, uma empresa que presta serviço ou vende algo para outra. Já o B2C (Business to Commerce) a venda é feita para o consumidor final, tendo como objetivo apenas o consumo. 

Para o modelo B2B pode-se definir como um negócio de empresa para empresa, em que uma é o fornecedor e a outra é o cliente. O principal fator que difere o que é B2B do modelo B2C está justamente no tipo de cliente que adquire o produto ou serviço. A escolha entre B2B ou B2C é de extrema importância, pois determina ainda quais serão as estratégias adotadas para estabelecer um relacionamento com os clientes e aumentar as vendas. 

Quando se trata do transporte, podemos encontrar algumas diferenças para as empresas que trabalham com um tipo de modelo ou com o outro. 

  • Os transportes em B2B geralmente ocorrem levando-se em consideração um certo nível de “urgência” para atendimento aos clientes. Isto ocorre devido a possibilidade da entrega do pedido dentro do prazo ser um requisito para que a produção do cliente não seja interrompida por falta de materiais. A modalidade business to business possui uma tendência para pedidos maiores no formato de lotação. Porém, entende-se também que o transporte de cargas fracionadas para o B2B possa ser uma modalidade interessante para que as empresas facilitem os processos de entregas, ainda mais com cargas que não ocupam todo espaço do veículo. Isso facilitará o sistema de distribuição de suas mercadorias de modo a reduzir os seus respectivos custos e mantendo-se toda a qualidade e segurança necessária. Vale lembrar que uma das mais relevantes vantagens do transporte de cargas fracionadas refere-se aos custos dos fretes nessa modalidade, que por sua vez, costumam ser mais em conta dado que os mesmos são divididos entre os clientes que estão sendo atendidos, diminuindo assim, os custos das operações.
  • Os transportes em B2C trabalham, na maioria das vezes, com cargas de pequeno porte e em maior número. Este fato torna possível o aproveitamento da melhor forma a capacidade da frota, destinando mais de um veículo para a realização das entregas. Dessa forma, os fretes podem ser diferenciados em fracionados ou enquadrados na modalidade lotação, ambos buscando a forma mais eficaz para a otimização da operação. 

Devido a estas diferenças, não podemos definir um modelo de transporte “único” que seja o ideal para cada um destes dois tipos de atendimento. No caso dos modelos B2B, em cada tipo de negócio existem particularidades relacionadas ao tipo de produto, atendimento, demanda, especificações técnicas e necessidade de reposição que deverão ser levados em consideração no momento da opção do tipo de transporte. Por sua vez, o modelo B2C, apesar de ter uma tendência para atuação com modelos de transportes fracionados, também poderá optar por transportes via lotação de acordo com as especificações do transporte a ser realizado.

A Picorelli Transportes possui foco no atendimento ao mercado B2B. Se sua empresa precisa de prazo e comprometimento, veja nossas cidades atendidas pelo nosso site e entre em contato! 

Fonte:

BSOFT, Confira o que é o modelo de distribuição B2B e suas especificações; Disponível em: https://bsoft.com.br/blog/distribuicao-b2b/Acesso em 02 de maio de 2021

Você sabe o que é cubagem e como calcular?

No Brasil existem diversos tipos de veículos de transportes de cargas, desde veículos urbanos (VUC), até caminhões de grande porte. Porém, para gerar mais proteção para os motoristas, pedestres e para as cargas, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) determinou a capacidade máxima que cada veículo pode transportar.  Essa limitação de peso, bem como o espaço físico disponível nos veículos, torna-se um dos grandes desafios das transportadoras na atualidade. Existem diversos casos em que há mercadorias volumosas e com pouco peso, e, aquelas que são menores, porém pesadas. Encontrar o “ponto ótimo” de carga da   frota é uma atividade muitas vezes complexa. Para auxiliar a encontrar este ponto ideal, podemos elucidar o processo de CUBAGEM das cargas. A cubagem é fundamental para identificar qual a capacidade disponível em um veículo e, ao mesmo tempo, quais são suas limitações em peso e volume.

O objetivo principal do processo de cubagem é conseguir planejar melhor a etapa de carregamento, considerando pontos essenciais para evitar que o veículo seja carregado com uma carga muito volumosa, mas de baixo peso ou que se tenha muitos volumes pequenos, mas muito pesados. Nestes casos, você estaria desperdiçando a capacidade de carga (peso) do veículo ou mesmo deixando de aproveitar um espaço (volume) considerável dentro dele.

Além disso, a cubagem é uma ferramenta muito importante para a composição do valor do frete. Um dos principais componentes de precificação é o peso da mercadoria. Porém, quando uma mercadoria for muito leve e ocupa um espaço muito grande, se o preço cobrado for somente através do peso, o valor do frete poderia não compensar para a transportadora, pois essa carga ocuparia um espaço onde  poderiam ser alocadas diversas outras mercadorias mais pesadas, e, consequentemente com maior valor de frete. Por isso, a cubagem é uma ferramenta muito importante para ajudar a resolver este tipo de problema, por exemplo. Através dela é possível converter o espaço ocupado por uma mercadoria em peso.

Mas como calcular a cubagem de cargas?
Para chegar no valor ideal da sua cubagem de cargas, é necessário realizar um cálculo matemático utilizando o “fator de cubagem”.

O “Fator de Cubagem” é o termo que denomina  um valor e que ao ser multiplicado pelo volume da carga, resulta no peso cubado – que é a transformação do espaço ocupado por uma mercadoria em kg.

 Ainda não ficou muito claro? Então vamos exemplificar:

Supondo que você queira determinar o fator de cubagem de uma carreta que tenha capacidade de 30 toneladas, com um baú de 100m³, o fator de cubagem se daria pela seguinte fórmula:

* Fator de Cubagem = Peso (kg) / Volume (m³)

No nosso exemplo, o Fator de Cubagem = 30.000 (kg) / 100(m³), resultando em 300kg por m³.

Ok, mas o que isso significa? Significa que cada m³ do seu caminhão equivale a 300kg.

Dessa forma, ao chegar uma mercadoria volumosa e leve, podemos converter o espaço que ela ocupa em peso.

Este fator de 300km/m³ é o padrão utilizado no transporte rodoviário de cargas.

Ainda confuso? Vamos para mais um exemplo então.

Mas antes disso, é importante definirmos um conceito fundamental: O cálculo do volume. O volume nada mais é do que a Largura (m) x Altura (m) x Comprimento (m). Sugiro inserir a imagem da caixa, para exemplificar. Conforme fizemos no post e e-mail).

Agora sim podemos ir para o nosso exemplo. Supondo que seja necessário transportar uma mercadoria que o peso na balança é de 400kg. Porém, ela tem as seguintes dimensões: 

  • Altura: 1m 
  • Largura 1m
  • Altura: 2m 

Como vimos anteriormente, o cálculo do volume se dará por 1m x1m x 2m, resultando em 2m³. 

Sabendo que cada m³ de espaço do seu caminhão equivale a 300kg, logo, chegamos à conclusão que essa carga teria um peso cubado de 600kg.

De forma matemática, podemos descrever o peso cubado como sendo:

Peso Cubado = Volume (m³) x Fator de Cubagem (kg/m³)

Observe que o peso cubado da mercadoria é maior do que o seu peso real. Porém, nem sempre isso irá ocorrer, como é o caso de caixas com papel.

* Um ponto de atenção é na observação das unidades de medida do volume. É necessário verificar se as unidades do peso (gramas, quilos ou toneladas) e das dimensões (centímetros ou metros) estão todas em conformidade antes do cálculo ser realizado. 

Vale lembrar que será possível empregar o fator de cubagem, tanto no transporte de carga lotação, quanto no transporte de carga fracionada. 

Financeiramente falando, a cubagem e o peso cubado são variáveis fundamentais no cálculo dos custos de transporte de uma empresa. O que determina a aplicação no cálculo do frete é o tipo de produto que será transportado. Para efeito da composição do frete, será utilizado o maior valor encontrado entre o Peso Real e o Peso cubado. Além disso, vale lembrar que cada modal possui um fator de cubagem diferente, dada a diferença da capacidade de carga de cada meio (rodoviário, aéreo, marítimo, etc). Os mais comuns no meio rodoviário são de 1m³ = 300kg.

A Picorelli Transportes está há 90 anos no mercado, sendo especializada no transporte de cargas fracionadas, urgentes e lotação. Possuímos uma frota diversificada, atendendo aos mais variados tipos de mercadorias.



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