Você sabe o que é cubagem e como calcular?

23/ 03/ 2021

No Brasil existem diversos tipos de veículos de transportes de cargas, desde veículos urbanos (VUC), até caminhões de grande porte. Porém, para gerar mais proteção para os motoristas, pedestres e para as cargas, o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) determinou a capacidade máxima que cada veículo pode transportar.  Essa limitação de peso, bem como o espaço físico disponível nos veículos, torna-se um dos grandes desafios das transportadoras na atualidade. Existem diversos casos em que há mercadorias volumosas e com pouco peso, e, aquelas que são menores, porém pesadas. Encontrar o “ponto ótimo” de carga da   frota é uma atividade muitas vezes complexa. Para auxiliar a encontrar este ponto ideal, podemos elucidar o processo de CUBAGEM das cargas. A cubagem é fundamental para identificar qual a capacidade disponível em um veículo e, ao mesmo tempo, quais são suas limitações em peso e volume.

O objetivo principal do processo de cubagem é conseguir planejar melhor a etapa de carregamento, considerando pontos essenciais para evitar que o veículo seja carregado com uma carga muito volumosa, mas de baixo peso ou que se tenha muitos volumes pequenos, mas muito pesados. Nestes casos, você estaria desperdiçando a capacidade de carga (peso) do veículo ou mesmo deixando de aproveitar um espaço (volume) considerável dentro dele.

Além disso, a cubagem é uma ferramenta muito importante para a composição do valor do frete. Um dos principais componentes de precificação é o peso da mercadoria. Porém, quando uma mercadoria for muito leve e ocupa um espaço muito grande, se o preço cobrado for somente através do peso, o valor do frete poderia não compensar para a transportadora, pois essa carga ocuparia um espaço onde  poderiam ser alocadas diversas outras mercadorias mais pesadas, e, consequentemente com maior valor de frete. Por isso, a cubagem é uma ferramenta muito importante para ajudar a resolver este tipo de problema, por exemplo. Através dela é possível converter o espaço ocupado por uma mercadoria em peso.

Mas como calcular a cubagem de cargas?
Para chegar no valor ideal da sua cubagem de cargas, é necessário realizar um cálculo matemático utilizando o “fator de cubagem”.

O “Fator de Cubagem” é o termo que denomina  um valor e que ao ser multiplicado pelo volume da carga, resulta no peso cubado – que é a transformação do espaço ocupado por uma mercadoria em kg.

 Ainda não ficou muito claro? Então vamos exemplificar:

Supondo que você queira determinar o fator de cubagem de uma carreta que tenha capacidade de 30 toneladas, com um baú de 100m³, o fator de cubagem se daria pela seguinte fórmula:

* Fator de Cubagem = Peso (kg) / Volume (m³)

No nosso exemplo, o Fator de Cubagem = 30.000 (kg) / 100(m³), resultando em 300kg por m³.

Ok, mas o que isso significa? Significa que cada m³ do seu caminhão equivale a 300kg.

Dessa forma, ao chegar uma mercadoria volumosa e leve, podemos converter o espaço que ela ocupa em peso.

Este fator de 300km/m³ é o padrão utilizado no transporte rodoviário de cargas.

Ainda confuso? Vamos para mais um exemplo então.

Mas antes disso, é importante definirmos um conceito fundamental: O cálculo do volume. O volume nada mais é do que a Largura (m) x Altura (m) x Comprimento (m). Sugiro inserir a imagem da caixa, para exemplificar. Conforme fizemos no post e e-mail).

Agora sim podemos ir para o nosso exemplo. Supondo que seja necessário transportar uma mercadoria que o peso na balança é de 400kg. Porém, ela tem as seguintes dimensões: 

  • Altura: 1m 
  • Largura 1m
  • Altura: 2m 

Como vimos anteriormente, o cálculo do volume se dará por 1m x1m x 2m, resultando em 2m³. 

Sabendo que cada m³ de espaço do seu caminhão equivale a 300kg, logo, chegamos à conclusão que essa carga teria um peso cubado de 600kg.

De forma matemática, podemos descrever o peso cubado como sendo:

Peso Cubado = Volume (m³) x Fator de Cubagem (kg/m³)

Observe que o peso cubado da mercadoria é maior do que o seu peso real. Porém, nem sempre isso irá ocorrer, como é o caso de caixas com papel.

* Um ponto de atenção é na observação das unidades de medida do volume. É necessário verificar se as unidades do peso (gramas, quilos ou toneladas) e das dimensões (centímetros ou metros) estão todas em conformidade antes do cálculo ser realizado. 

Vale lembrar que será possível empregar o fator de cubagem, tanto no transporte de carga lotação, quanto no transporte de carga fracionada. 

Financeiramente falando, a cubagem e o peso cubado são variáveis fundamentais no cálculo dos custos de transporte de uma empresa. O que determina a aplicação no cálculo do frete é o tipo de produto que será transportado. Para efeito da composição do frete, será utilizado o maior valor encontrado entre o Peso Real e o Peso cubado. Além disso, vale lembrar que cada modal possui um fator de cubagem diferente, dada a diferença da capacidade de carga de cada meio (rodoviário, aéreo, marítimo, etc). Os mais comuns no meio rodoviário são de 1m³ = 300kg.

A Picorelli Transportes está há 90 anos no mercado, sendo especializada no transporte de cargas fracionadas, urgentes e lotação. Possuímos uma frota diversificada, atendendo aos mais variados tipos de mercadorias.

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No Brasil temos 4 principais modais de transporte: rodoviário, marítimo, ferroviário e aéreo. Destes, destaca-se o rodoviário, principal responsável por transportar insumos e mercadorias por todo o território brasileiro, desde pequenos comerciantes até grandes multinacionais.

A logística é algo que está presente no nosso dia-a-dia, sendo um elo fundamental para que as empresas consigam prosperar. Porém, mesmo diante da importância econômica e cotidiana do transporte de cargas, diversas dúvidas surgem quanto ao funcionamento da mesma. Neste artigo, iremos abordar a estrutura necessária para que esta engrenagem tão importante do setor produtivo funcione de forma a atender às necessidades de seus clientes, no segmento fracionado.

Estrutura de uma empresa de transportes

O transporte rodoviário de cargas é o principal meio responsável por levar mercadorias e insumos a toda indústria. Sendo assim, existem empresas desse ramo especializadas em cargas de diversos tipos como grãos, insumos alimentícios, produtos refrigerados, produtos químicos, cimento, minério, e-commerce, carga fracionada, dentre diversas outras.

A estrutura e a organização de cada negócio variam de acordo com o volume e tipo de mercadoria do mesmo. Para tal, listamos os principais equipamentos e infraestrutura necessários em uma empresa de transporte fracionado, bem como atividades administrativas e operacionais importantes. 

Galpão 

O galpão, ou armazém, é onde a transportadora irá consolidar as cargas de seus clientes para distribuir nos veículos, que irão levar a carga até a filial de destino, que por sua vez, levará até o local de entrega.

Para maior agilidade no transbordo de carga, é interessante que o galpão seja equipado com plataformas e docas, para que a carga/descarga seja feita de forma mais eficiente, evitando a o uso constante de equipamentos de movimentação de carga pesada, como empilhadeiras, por exemplo.

Equipamentos para movimentação de Carga:

Alguns equipamentos de movimentação de cargas permitem com que os produtos sejam movimentados de forma ágil e segura, sendo os principais:

Pallets: existem diversos tipos no mercado, sendo o mais comum, o feito de madeira. Os pallets servem como suporte das mercadorias, sendo estes deslocados através de paleteiras e empilhadeiras.

Paleteiras: são utilizadas na movimentação dos pallets. São equipamentos mecânicos ou elétricos que permitem com que cargas pesadas sejam manuseadas de forma simples e rápida.

Empilhadeira: esta ferramenta serve para carregar, deslocar, elevar ou empilhar materiais. Normalmente utilizadas em cargas com grande peso, ou que não sejam possíveis movimentar com o auxílio da empilhadeira.

Veículos de transportes:

Ao falarmos em transportadora, o primeiro pensamento que surge é sobre caminhões. De fato, é um dos seus principais ativos. Porém, existem diversos tipos de caminhões. Muitos negócios são compostos por veículos menores, tais como utilitários.

Os veículos utilitários, muitas vezes, são utilizados para a coleta e entrega de mercadorias principalmente para percorrer distâncias menores, com cargas leves.  Sua vantagem é que, além de não possuírem restrições de trânsito, são práticos e ágeis. 

Já os caminhões podem ser divididos em vários tipos, tais como toco, truck, carreta, bitrem, dentre outros. Veículos maiores são mais utilizados para transferência de mercadorias, e, após a chegada na unidade de destino, são distribuídos em caminhões menores e veículos utilitários para a entrega em seu destino final.

Administração e Gestão

Falamos um pouco sobre a estrutura e principais equipamentos utilizados em uma empresa de transporte. Porém, tão importante quanto, são peças chaves para que tudo funcione de forma coesa. “, a área administrativa, operacional e manutenção são.” verificar frase anterior entre “.

O setor operacional é o grande responsável por orquestrar a movimentação da carga, gerenciamento da frota, roteirização de veículos e entregas, rastreamento, dentre outros. Tem contato direto também com o setor de manutenção, que pode ser realizada internamente ou por terceiros. Além disso, assim como na grande maioria das empresas, é necessário um setor responsável pela contabilidade e faturamento, bem como o de serviços jurídicos.

Para administrar todas as informações geradas, auxiliar na emissão de documentação, controle de entregas, custos , é necessário que a transportadora adquira um software que permita a integração dos diversos setores da empresa, permitindo consolidar as atividades e possuir maior controle e organização nas informações da companhia, evitando perdas e aumentando o fluxo de dados, o que permite planejar ações de forma mais adequadas.

A Picorelli Transportes está há 90 anos no ramo de transportes. Especializada em transporte fracionado e cargas urgentes, a empresa conta com filiais espalhadas pelo sudeste brasileiro, atendendo mais de 1500 cidades. Ficou interessado? Faça já a sua cotação!



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